Ouvidoria do TRE-DF atendeu 5.969 ligações no 1º turno, em 2 de outubro
Serviço do Tribunal local contabilizou os atendimentos realizados em 2 de outubro. Em setembro, segundo o TSE, foram 1,8 mil
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio do serviço de ouvidoria, atendeu a 5.969 ligações de eleitores com dúvidas durante o primeiro turno das eleições deste ano. Os dados são referentes apenas o 2 de outubro, dia em que houve a votação.
Segundo a Corte, a ouvidoria é responsável por atender demandas de eleitores com dúvidas em relação ao processo eleitoral, denúncias, documentações, entre outros.
Durante o segundo turno, o serviço também estará disponível. Os meios de atendimento são:
• Mensagem eletrônica por meio do formulário Fale Conosco
• Atendimento telefônico – (61) 3048-4000, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
• Carta para o endereço – Edifício sede do TRE-DF, Praça Municipal, lote 02, quadra 06, 1º andar, sala 102, Brasília – DF, CEP: 70.094-901
• Atendimento presencial ao público – no mesmo endereço mencionado acima, nos dias úteis, no horário das 12 às 19 horas.
Antes das eleições
Um mês antes do primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 1.811 contatos pela ouvidoria da Corte Superior. O número é equivalente a 13,71% do total de respostas fornecidas em todo o país, o que coloca o DF em segundo lugar em relação à quantidade de atendimentos. Segundo o TSE, São Paulo ofereceu 2.577 respostas, referente a 19,50% do total.
O Rio de Janeiro ficou em terceiro, com 1.799 atendimentos, seguido por Minas Gerais, com 931, e Bahia, com 750. Os dados são referentes aos atendimentos realizados pela ouvidoria em todo o mês de setembro.
Denúncias de irregularidades
As denúncias de irregularidades em relação ao processo eleitoral foram formalizadas por meio do aplicativo Pardal. Durante o período anterior e durante o primeiro turno, a plataforma recebeu 2.179 denúncias, todas relacionadas à propaganda eleitoral.
O Pardal foi criado em 2014 pela Justiça Eleitoral para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. O aplicativo voltou a funcionar no dia 16 de agosto, em versão atualizada, para receber denúncias referentes às Eleições Gerais de 2022.