metropoles.com

Ouvidoria do TRE-DF atendeu 5.969 ligações no 1º turno, em 2 de outubro

Serviço do Tribunal local contabilizou os atendimentos realizados em 2 de outubro. Em setembro, segundo o TSE, foram 1,8 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carla Sena/Metrópoles
ouvidoria-compressed (1)
1 de 1 ouvidoria-compressed (1) - Foto: Carla Sena/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio do serviço de ouvidoria, atendeu a 5.969 ligações de eleitores com dúvidas durante o primeiro turno das eleições deste ano. Os dados são referentes apenas o 2 de outubro, dia em que houve a votação.

Segundo a Corte, a ouvidoria é responsável por atender demandas de eleitores com dúvidas em relação ao processo eleitoral, denúncias, documentações, entre outros.

Durante o segundo turno, o serviço também estará disponível. Os meios de atendimento são:

• Mensagem eletrônica por meio do formulário Fale Conosco

• Atendimento telefônico – (61) 3048-4000, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

• Carta para o endereço – Edifício sede do TRE-DF, Praça Municipal, lote 02, quadra 06, 1º andar, sala 102, Brasília – DF, CEP: 70.094-901

• Atendimento presencial ao público – no mesmo endereço mencionado acima, nos dias úteis, no horário das 12 às 19 horas.

Antes das eleições

Um mês antes do primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 1.811 contatos pela ouvidoria da Corte Superior. O número é  equivalente a 13,71% do total de respostas fornecidas em todo o país, o que coloca o DF em segundo lugar em relação à quantidade de atendimentos. Segundo o TSE, São Paulo ofereceu 2.577 respostas, referente a 19,50% do total.

O Rio de Janeiro ficou em terceiro, com 1.799 atendimentos, seguido por Minas Gerais, com 931, e Bahia, com 750. Os dados são referentes aos atendimentos realizados pela ouvidoria em todo o mês de setembro.

Denúncias de irregularidades

As denúncias de irregularidades em relação ao processo eleitoral foram formalizadas por meio do aplicativo Pardal. Durante o período anterior e durante o primeiro turno, a plataforma recebeu 2.179 denúncias, todas relacionadas à propaganda eleitoral.

O Pardal foi criado em 2014 pela Justiça Eleitoral para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. O aplicativo voltou a funcionar no dia 16 de agosto, em versão atualizada, para receber denúncias referentes às Eleições Gerais de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?