metropoles.com

“Nosso sistema é confiável”, diz Belinati em teste de integridade das urnas

“O que nós queremos é que as eleições sejam realizadas com segurança, transparência e tranquilidade”, afirmou Belinati, presidente do TRE-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, dá entrevista coletiva falando da lacração das urnas para o 2ºturno das eleições. Atrás dele, várias urnas dentro e fora de caixas em prateleiras - Metrópoles
1 de 1 Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, dá entrevista coletiva falando da lacração das urnas para o 2ºturno das eleições. Atrás dele, várias urnas dentro e fora de caixas em prateleiras - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Novas urnas foram selecionadas neste sábado (29/10) para teste de integridade pelo presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati. O sorteio, feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), ocorreu na Câmara Legislativa (CLDF). No primeiro turno, não houve qualquer divergência no teste, que comprova a segurança do sistema eleitoral.

“Nosso sistema é confiável. O eleitor pode ficar tranquilo, que o seu voto será computado e irá para seu candidato. O que nós queremos é que as eleições sejam realizadas com segurança, transparência e tranquilidade”, afirmou Belinati.

O evento é composto por duas etapas principais. Na primeira, há o sorteio das urnas. Ele é realizado na CLDF, em cerimônia pública que pode ser acompanhada pelo canal do TRE-DF no YouTube.

Em seguida, ocorre a seleção de seções a serem auditadas. Juízes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica solicitam às entidades fiscalizadoras a indicação de pontos de votação a serem submetidos à fiscalização.

Nesse processo, cada entidade pode indicar uma seção.

Veja a lista completa de seções escolhidas abaixo:

Após essa escolha, as urnas eletrônicas que estavam prontas para serem utilizadas são transportadas para a sede do TRE-DF ou para o local designado previamente. Dessa forma, novos equipamentos são preparados para os eleitores.

TRE-DF pede reforço policial em transporte público para evitar conflitos em eleição

Depois dessas etapas, no dia da eleição, neste domingo (30/10), é feito o teste. “Ele consiste em votação pública, aberta e auditada em uma urna eletrônica que estava pronta para uso na eleição, utilizando-se os mesmos votos em cédula de papel que também são depositados em uma urna de lona. Ao fim, compara-se o resultado da urna eletrônica com os da urna que recebeu votos em papel”, informou o TRE.

Esse processo é feito desde 2002, e nunca houve divergência nos resultados. Houve ainda o sorteio das urnas que vão passar pelo teste de autenticidade, que verifica as assinaturas digitais dos softwares instalados nos equipamentos, antes do início da votação.

O evento de sorteio foi acompanhado por representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal e de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?