Na véspera do 7 de Setembro, candidatos ao GDF vão às ruas pedir voto
A reportagem está cobrindo a agenda dos seis candidatos mais bem pontuados nas pesquisas Metrópoles/Idea
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos ao Palácio do Buriti foram às ruas nesta terça-feira (6/9), véspera do feriado da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, para angariar eleitores para o próximo 2 de outubro. As agendas se estenderam ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), São Sebastião e outras regiões administrativas. Os postulantes estão em campanha pela capital federal desde 16 de agosto.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
A reportagem está cobrindo a agenda dos seis candidatos mais bem pontuados nas pesquisas Metrópoles/Idea.
Ibaneis Rocha (MDB)
Ibaneis Rocha (MDB) reuniu-se com empresários e catadores da Capital Recicláveis nas primeiras horas do dia e depois tomou café com líderes de uma empresa de supermercados do D. Ele lembrou que o governo acabou com a guerra fiscal com Goiás, o que fez com que as empresas que pretendiam deixar o DF permanecessem na capital.
Ainda pela manha, o emedebista e candidato à reeleição seguiu agenda com visita à Feira dos Importados para ouvir os pleitos dos comerciantes. “Acabamos com o pagamento da Difal e ganhamos na Justiça um processo importante que discutia a licitação desse terreno. Passou a ser válida a licitação e hoje eles têm tranquilidade para trabalhar”, lembrou Ibaneis, que se comprometeu a avaliar a ampliação das linhas de ônibus à Feira dos Importados nos finais de semana e reforçar a segurança da região.
Leila do Vôlei (PDT)
Leila do Vôlei, candidata ao GDF pelo PDT, participou de reunião com lideranças do Grupo Mulheres do Brasil. Na ocasião, ela prometeu empenho em resolver problemas relacionados à saúde pública da capital do país.
“A Saúde é o principal problema do DF. No Senado, acompanhei isso de perto. Vamos contratar mais profissionais de Saúde e ampliar a rede porque alguns hospitais estão sobrecarregados”, destaca Leila. Ela ainda frisou que, como senadora, destinou R$ 23 milhões em emendas para o Hospital da Criança, à Rede Sarah e a mais cinco hospitais regionais do DF.
Izalci Lucas (PSDB)
O senador Izalci Lucas (PSDB) participou de café da manhã e reunião com empresários, colaboradores e diretores na Cidade do Automóvel.
Às 10h30, o candidato ao GDF reuniu-se com policiais civis e debateu sobre demandas e prioridades da categoria. Izalci recebeu documento com 17 reivindicações a serem cumpridas, caso seja eleito governador do DF na próxima eleição. “A pior coisa na política é quando você promete e não faz. O atual governador prometeu dar 37% de aumento para a categoria e não fez. Hoje, tem muita gente devendo o BRB. O governo fez um refis para as empresas e por que não também para os servidores? Vamos buscar melhorar as condições deles”, comentou.
Leandro Grass (PV)
O candidato do PV iniciou o dia com um café da manhã na Associação dos Auditores Tributários do DF (AAFIT), no Lago Norte. Depois, fez corpo a corpo com moradores no Riacho Fundo. No início da tarde, seguiu para Samambaia, onde andou pelo comércio local e panfletou em uma das três estações do metrô.
A parte da noite foi dedicada a visitação em bares do Sudoeste, onde entregou santinhos com seu número na urna. Às 22h, constava na agenda de Grass a ida ao chamado Samba do Contragolpe, no Setor de Diversões Norte (Conic).
Keka Bagno (PSol)
A candidata do PSol teve uma intensa agenda na parte da noite, que começou com uma reunião com o Movimento Habitacional do DF com Lula, no Sindicato dos Professores (Sinpro). Depois, ela seguiu para um bar no Conic, onde participou do lançamento da candidatura de Mãe Baiana. Keka ainda esteve no Samba do Contragolpe, no Conic.
Paulo Octávio (PSD)
O candidato do PSD no fim da manhã fez uma caminhada pelo comércio do Setor de Oficinas de São Sebastião. Mais tarde, almoçou no restaurante comunitária da cidade, onde também aproveitou para falar com integrantes de mídias locais. No fim da tarde, voltou a caminhar, dessa vez na comunidade do Bairro Bela Vista e Capão Comprido.
O dia terminou com uma visita a comerciantes do Jardim Botânico.