Na TV, Lula leva Gilberto Gil e Bolsonaro destaca versículo bíblico
Na estreia da propaganda eleitoral, o petista apostou na participação do cantor e o presidente reforçou o lema da “verdade acima de tudo”
atualizado
Compartilhar notícia
Na estreia do horário eleitoral na TV, neste sábado (27/8), o candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, contou com o reforço da participação do cantor Gilberto Gil. O principal adversário, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), destacou que seguirá trabalhando conforme trecho do versículo bíblico João 8:32, que diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Os dois candidatos mantiveram o teor do que já havia sido apresentado na propaganda do rádio, mais cedo, mas contaram com esses dois diferenciais. Lula repetiu o discurso sobre o aumento da fome no país, no qual ele questionou: “Como um país tão rico retrocedeu tanto?”. E Bolsonaro destacou o programa Auxílio Brasil.
Gil, que foi ministro da Cultura durante o governo do petista, fez uma fala a favor da democracia: “Não existe liberdade sem democracia. Democracia é respeito às leis, à Constituição, ao próximo. Democracia não combina com ódio e violência, nem autoritarismo, nem fake news. Nosso povo já aprendeu: ditadores nunca mais”.
Veja a propaganda de Lula:
Primeiro programa eleitoral de Lula aborda a fome no país.
Candidato a vice-presidente na chapa, Geraldo Alckmin também se dirigiu aos eleitores. pic.twitter.com/8WwoOGDi0A
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2022
Bolsonaro começou dizendo que o programa dele seria a “verdade acima de tudo”. O presidente destacou as dificuldades enfrentadas durante o governo, como a pandemia e a seca, que geraram efeito direto na economia, mas reforçou, segundo ele, que o país vive um momento de retomada.
Em sua fala, o candidato citou a redução do preço do combustível, o aumento da oferta de empregos e as 20 milhões de famílias assistidas pelo Auxílio Brasil. “Com o tempo, fomos arrumando nosso país”, expressou.
Veja a propaganda eleitoral de Bolsonaro:
Primeira propaganda eleitoral de Jair Bolsonaro cita dados positivos do candidato à reeleição.
Pandemia e guerra na Ucrânia foram citadas como causadoras de problemas econômicos. pic.twitter.com/uR5BYY9vzC
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2022
Demais candidatos
Outros candidatos, como Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União) e Felipe D’Ávila (Novo) também apresentaram a primeira versão da propaganda eleitoral. Veja os destaques de cada um:
Ciro Gomes (PDT)
O candidato do PDT falou sobre o aumento dos preços dos produtos nos supermercados e começou o programa dizendo: “Quando eu nasci, o Brasil era o país que mais crescia no mundo. Hoje, é um dos que menos cresce, porque tem coisa errada para todo lado”.
Veja a propaganda de Ciro Gomes:
Ciro Gomes encerra primeiro dia de Horário Eleitoral Gratuito.
Candidato do PDT citou a inflação em sua inserção. pic.twitter.com/gFEonTWY7k
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2022
Simone Tebet (MDB)
A representante do MDB começou o primeiro programa eleitoral fazendo uma apresentação de sua história para o eleitorado brasileiro. Até então, conhecida mais profundamente apenas pelos eleitores do Mato Grosso do Sul, onde foi eleita como senadora, Tebet aproveitou a oportunidade para destacar as conquistas na trajetória profissional e política.
Veja a propaganda de Simone Tebet:
Simone Tebet estreia no Horário Eleitoral Gratuito se apresentando.
Candidata do MDB fez um resumo de sua vida pública. pic.twitter.com/RkqqwYxzTo
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2022
Felipe D’Ávila (Novo)
Com apenas 20 segundos de tempo para divulgar a própria candidatura, o representante do Partido Novo apostou na fala sobre os perigos da polarização política no Brasil. “Chega de escolher o menos pior”, afirmou.
Veja a propaganda do candidato:
Felipe D’Avila critica divisão no país.
Presidenciável do Partido Novo tem cerca de 20 segundos disponíveis no Horário Eleitoral. pic.twitter.com/KeuM0sjODG
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2022
Soraya Thronicke (União Brasil)
A propaganda da candidata do União Brasil começa perguntando: “Você está feliz com o Brasil?”. Thronicke se apresenta como solução diante do cenário atual, para que o país não repita os “erros do passado”. Ela diz: “Não dá mais para viver entre o medo e o ódio, não dá mais para conviver com desigualdades e injustiças”.
Veja a propaganda da candidata:
#Eleicoes2022 Soraya Thronicke abre o Horário Eleitoral Gratuito dos presidenciáveis.
Candidata do União Brasil criticou polarização e abordou a fome no país. pic.twitter.com/YzErgxGPCt
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2022