Metrópoles/Ideia: 45% dos eleitores do DF votariam em candidato de Bolsonaro. Adesão a aliado de Lula é de 38,1%
O percentual de indecisos sobre votar em aliado de Bolsonaro é de 24,5%. E 17,9% não sabem se votariam em candidato de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
No Distrito Federal, 45% dos eleitores disseram que votariam em um candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que mostra o resultado da pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta segunda-feira (18/7). O percentual de adesão a um candidato de Lula (PT) na capital federal é 38,1%.
Confira o resultado da pesquisa Metrópoles/Ideia estimulada:
Quando questionado se apoiaria candidato indicado por Bolsonaro, 17,9% do eleitorado afirmaram que não sabe. O percentual de indecisos, no caso de Lula, é de 24,5%.
Na disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o candidato da federação formada por PT, PV e PCdoB é Leandro Grass (PV). Ou seja, ele é o postulante a governador do DF que tem o apoio formal de Lula.
Em contrapartida, o apoio de Jair Bolsonaro na disputa pelo GDF ainda é uma incógnita. Na semana passada, Ibaneis divulgou a chapa com dois bolsonaristas de peso – Ciro Nogueira e Damares Alves – e tem dito que vai dar palanque ao presidente da República.
Ao mesmo tempo, cogita-se uma outra chapa para abrigar o ex-governador José Roberto Arruda, que também poderia dar palanque a Bolsonaro. Porém, o projeto eleitoral de Arruda depende de uma decisão a ser tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros do Supremo vão julgar, em 3 de agosto, a retroatividade da nova Lei de Improbidade. Arruda tem duas condenações por improbidade administrativa, que estão suspensas de forma liminar.
A pesquisa Metrópoles/Ideia, publicada nesta segunda-feira (18/7), mostra Ibaneis com vantagem na corrida eleitoral pelo Palácio do Buriti.
O atual governador tem 29,1% das intenções de voto, enquanto Arruda aparece com 22,2% da preferência, segundo a pesquisa estimulada.
E o candidato da federação de Lula, Leandro Grass, aparece com 3%. Ou seja, se realmente tiver o apoio de Lula, ele tem chance de crescer.
Levantamentos Metrópoles/Ideia
A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1.200 pessoas entre a última quarta-feira (13/7) e esse domingo (17/7). A metodologia utilizada é a de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.
A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob os números DF-02959/2022 e BR-03793/2022.