metropoles.com

Lula x Bolsonaro: veja como votaram os detentos do Sistema Penitenciário do DF

No total, oito unidades contaram com sistema de votação durante o primeiro turno das eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caio Ayres/Metrópoles
voto prisão
1 de 1 voto prisão - Foto: Caio Ayres/Metrópoles

No primeiro turno das eleições de 2022, a maioria dos internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal e das unidades para menores infratores votou para presidente da República no candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele recebeu, no total, 251 votos, contra 119 de Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Quando o recorte é feito somente no Complexo Penitenciário da Papuda – maior unidade prisional do Distrito Federal – quem aparece na frente é Bolsonaro, que obteve 59 votos de presos, contra 49 de Lula. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), que, este ano, instalou urnas em oito seções nas unidades prisionais.

Embora o sistema carcerário do DF tenha mais de 16 mil apenados, só podem ir às urnas aqueles encarcerados em caráter provisório, ou seja, que ainda aguardam julgamento. Por isso, a quantidade de votantes é bem menor do que o número de pessoas atrás das grades. No caso dos adolescentes infratores, o voto não é obrigatório e só podem ir às urnas aqueles que tiraram o Título de Eleitor antes da internação.

Veja a relação do total de votos de todas as unidades:

Veja os dados da Papuda: 

Para o Senado, Rosilene Corrêa (PT) recebeu, no total, 135 votos e, Damares Alves (Republicanos), 114. Já para o GDF, Leandro Grass (PV) obteve 143 votos; Ibaneis Rocha (MDB) ficou com 155.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF), alguns policiais que estavam de plantão no dia das eleições solicitaram voto em trânsito e, por isso, também votaram nas urnas do sistema prisional.

Estrutura

Segundo o TRE-DF, para o primeiro turno, foram disponibilizadas seções eleitorais em estabelecimentos penais e em unidades de internação em que exista o mínimo de 20 eleitores aptos a votar. Mesários e funcionários desses locais também votaram nas seções criadas.

Das oito seções, cinco eram em unidades de menores internos: Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), de Planaltina (UIP), de Brazlândia (UIBRA), de São Sebastião (UISS) e do Recanto das Emas (UNIRE).

Para adultos, foram três locais: Centro de Progressão Penitenciária (CPP), Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) e Complexo Penitenciário da Papuda.

Segundo turno

Os eleitores voltarão às urnas em 30 de outubro para votar apenas para presidente da República. Os brasileiros decidirão entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), para presidir o Brasil pelos próximos quatros anos. Esta é a sexta vez seguida que uma eleição presidencial é definida no segundo turno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?