Ibaneis soma 24% das intenções de voto espontâneas; rivais têm empate técnico e não chegam a 4%
Governador tem expressiva vantagem sobre todos os outros oito adversários citados pelos eleitores na pesquisa espontânea Metrópoles/Ideia
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem 24% das intenções de voto espontâneas e lidera a preferência dos eleitores, de acordo com a pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (18/5). O atual chefe do Executivo distrital apresenta grande vantagem em relação aos outros nomes citados pelos entrevistados.
Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, todos os oito nomes lembrados pelo eleitor estão tecnicamente empatados, abaixo de Ibaneis.
Em segundo lugar, está o ex-secretário de Educação do Distrito Federal Rafael Parente (PSB), que é o candidato a governador escolhido por 3,4% dos eleitores. A senadora Leila do Vôlei (PDT) foi citada por 2,9% dos entrevistados, e o senador José Antônio Reguffe (União Brasil) tem 2,5% das intenções de voto. O também senador Izalci Lucas (PSDB) é o candidato de 1% dos participantes da pesquisa.
O deputado distrital Leandro Grass (PV) contabiliza 0,6% das intenções de voto. A diretora do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro), Rosilene Corrêa; a pré-candidata a governadora pelo PSol, Keka Bagno; e a deputada federal Flávia Arruda (PL) foram escolhidas, cada uma, por 0,3% dos eleitores.
No caso deste levantamento, o entrevistado diz espontaneamente em qual candidato votaria, sem a apresentação de lista. Por isso, o resultado é diferente da pesquisa estimulada, quando os nomes são elencados e o eleitor escolhe um dos políticos citados.
Confira o resultado da pesquisa espontânea Metrópoles/Ideia:
Presidente do Instituto Ideia e professor de estatística da Universidade George Washington, Maurício Moura disse que a pesquisa mostra que ainda não há a consolidação de um adversário para concorrer diretamente contra Ibaneis.
“Há um grupo grande de pessoas sem verbalizar nenhum candidato. Em uma disputa eleitoral que tem candidato à reeleição, o protagonista é o governador. O que não apareceu ainda é o nome oposto a ele. O eleitor está se familiarizando com os nomes”, afirmou Moura.
O levantamento exclusivo é o primeiro de uma série de nove pesquisas encomendadas pelo Metrópoles ao Instituto Ideia. Os resultados dos questionários para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgados até a véspera do segundo turno. Além da disputa para o Governo do Distrito Federal (GDF), haverá sondagens para a Presidência da República e para o cargo de senador.
Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio.
Estimulada
Ibaneis também é o líder da pesquisa estimulada, na qual o atual mandatário do DF apresenta 30% das intenções de voto, seguido do senador José Antônio Reguffe (União Brasil), apontado por 10,6% dos eleitores. A deputada federal Flávia Arruda (PL) está em terceiro lugar, com 8,5%.
Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Flávia está tecnicamente empatada com Reguffe. A parlamentar, porém, é oficialmente pré-candidata ao Senado.
Pesquisa
A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A consulta está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número DF-09593/2022.