DF: veja como ficam os horários do transporte gratuito no 2º turno
Segundo o Governo do Distrito Federal, a catraca estará liberada das 6h às 19h. Votação vai das 8h às 17h
atualizado
Compartilhar notícia
O transporte público gratuito, liberado para o segundo turno das eleições de 2022 no Distrito Federal, vai funcionar com catraca liberada entre 6h e 19h. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a novidade vale para ônibus e metrô.
A medida foi tomada após a Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) conceder uma liminar que obriga o Executivo a oferecer o serviço. O segundo turno está marcado para este domingo (30/10).
Os ônibus vão circular nos horários da tabela de sábado, com reforço de viagens nas linhas mais demandadas, a fim de aumentar a oferta de ônibus. A Semob vai adotar a tabela de dia útil nas áreas rurais. O metrô terá funcionamento especial, com viagens a partir das 6h.
A decisão
A decisão foi proferida nesta segunda-feira (24/10) e abrange os serviços de ônibus e metrô. Na determinação, o juiz Carlos Maroja afirma que uma parcela considerável da população corre o risco de ter o direito ao voto prejudicado “em decorrência do notório alto custo das passagens dos transportes públicos no Distrito Federal, o que violaria injustamente os princípios constitucionais acima referidos (democracia e ampla acessibilidade às funções sociais da cidade)”.
Estados podem oferecer transporte gratuito no 2º turno, decide STF
A ordem atende a um pedido protocolado pela Defensoria Pública do DF (DPDF). A liminar fixou multa de R$ 1 milhão por cada descumprimento.