Ciclistas apresentam propostas de mobilidade a candidatos ao GDF
O objetivo é que os postulantes ao Palácio do Buriti assinem o texto se comprometendo a colocar as sugestões em prática, caso eleitos
atualizado
Compartilhar notícia
O Grupo de Coordenadores de Ciclismo do Distrito Federal e Entorno escreveu um documento com lista de propostas para a mobilidade urbana e aos usuários de bicicletas da capital. O objetivo é que os candidatos ao Palácio do Buriti assinem o texto, chamado de “Carta Compromisso pela Mobilidade Ciclística”, se comprometendo a colocar as sugestões em prática, caso eleitos.
A carta tem 13 propostas como sugestões de mudanças na legislação de trânsito, mais incentivo estatal aos atletas do ciclismo, ampliação das ciclovias, criação de um grupo de trabalho para tratar da mobilidade de ciclistas e de pedestres, integração da bicicleta no restante do transporte coletivo, com a autorização para que ciclistas entrem com as bikes nos ônibus.
“Os ciclistas e pedestres representam um percentual de 40% dos deslocamentos, e eles são as maiores vítimas da violência no trânsito. Nesse contexto, podemos elencar alguns fatores responsáveis por esta lamentável realidade, como: a alta velocidade; os motoristas que dirigem alcoolizados; a falta de atenção ao volante, principalmente com o uso do celular; temos também a atual política de mobilidade urbana, que continua dando prioridade ao automóvel, com crescentes investimentos em obras de infraestruturas, que só incentivam o uso dos veículos, e enquanto isso, ciclistas e pedestres são colocados em segundo plano”, diz uma parte do documento.
Ciclista morre ao ser atropelado por ônibus no Lago Sul
O grupo de coordenadores representa 213 associações de ciclismo no DF e Entorno. Outros coordenadores se juntaram ao grupo e escreveram a carta, somando mais de 220 grupos que montaram as propostas, após observar as necessidades dos ciclistas. Os candidatos Ibaneis Rocha (MDB), Paulo Octávio (PSD) e Coronel Moreno (PTB) se comprometeram a assinar a carta.
“A carta tem por objetivo, entre outras coisas, dá voz aos grupos de ciclistas organizamos do DF e Entorno. Temos demandas específicas dos ciclistas dos grupos, além daquelas que são gerais, de interesses de todos aqueles que usam a bike”, explicou Max Djams, que compõe o grupo de coordenadores.
Veja o documento na íntegra:
Carta Compromisso pela Mobilidade Ciclística by Metropoles on Scribd