metropoles.com

TRE nega pedido de Ibaneis para suspender vídeo com suposta fake news

A defesa do candidato havia solicitado tutela de urgência. Material faz referência à pedofilia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TRE
Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF)
1 de 1 Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) - Foto: Divulgação/TRE

A desembargadora eleitoral Diva Lucy de Faria Pereira negou, nesta quarta-feira (24/10), pedido do candidato do MDB ao Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha, para cessar veiculação de vídeo com “informações caluniosas”. O pedido de tutela de urgência feito pela defesa de Ibaneis ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) diz respeito a um vídeo com música e referências a casos de pedofilia.

A solicitação era para que fossem investigados o então candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Alberto Fraga (DEM) e o adversário do emedebista no segundo turno da disputa pelo Buriti, Rodrigo Rollemberg (PSB).

No entanto, a desembargadora entendeu que “não há nos autos qualquer elemento de informação no sentido de que os representados tenham produzido ou divulgado os vídeos colacionados”. Por isso, negou a tutela de urgência, sem julgamento do mérito da questão.

A decisão refere-se apenas à divulgação e possível produção do vídeo que cita o nome de um rapaz chamado Lourival e faz referências à pedofilia. Ela nada tem a ver com as três notícias-crime feitas pelos advogados de Ibaneis. As outras ações seguem na Polícia Federal, no Ministério Público Eleitoral (MPE) e no TRE-DF.

As ações pedem que os órgãos investiguem a produção e a disseminação de conteúdo falso relacionando o emedebista ao crime de pedofilia. As peças reúnem fotos, áudios, vídeos e uma ocorrência policial. De acordo com a defesa do candidato, os documentos comprovariam movimentações de adversários para produzir e disseminar informações inverídicas.

“Por ora, a desembargadora entendeu que não está demonstrada a autoria do vídeo que circulou pelo WhatsApp. A outra notícia-crime por produção de fake news segue com as investigações nos três casos”, afirmou Bruno Rangel, defensor de Ibaneis.

Veja a decisão da desembargadora eleitoral Diva Lucy de Faria Pereira:

Intimação by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?