metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/FSB: Rollemberg é rejeitado por 61% dos eleitores

De acordo com o levantamento divulgado nesta terça (23/10), maioria não vota de jeito nenhum no governador. Ibaneis obteve 21% de rejeição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MIchael Melo/Metrópoles
Rollemberg12
1 de 1 Rollemberg12 - Foto: MIchael Melo/Metrópoles

Pesquisa de intenção de votos encomendada pelo Metrópoles ao Instituto FSB e divulgada nesta terça-feira (23/10) revelou o índice de rejeição de cada um dos candidatos que disputam o segundo turno ao Governo do Distrito Federal. Cada entrevistado teve de dizer se “não votaria de jeito nenhum” nos nomes apresentados para governador nestas eleições.

De acordo com o apurado, 61% das pessoas afirmaram não confiar de forma alguma um novo mandato a Rodrigo Rollemberg (PSB). Já o postulante do MDB, Ibaneis Rocha, foi apontado por 21% dos pesquisados como não sendo uma opção no próximo domingo (28).

O levantamento também identificou o perfil do eleitor, observando a estratificação de gênero, idade, renda e escolaridade. Rollemberg enfrenta rejeição maior pelo público feminino, uma vez que 63% das mulheres disseram não o apoiar. Ele também tem desempenho mais fraco entre as pessoas de 35 a 44 anos de idade (66%).

Quando separadas por escolaridade e ocupação, 67% das pessoas que completaram os estudos até o ensino médio afirmaram não votar no socialista, enquanto 64% daquelas com emprego formal também não o farão. Mas o pior rendimento do gestor é com a população de baixa renda. Dos entrevistados, 71% dos que têm rendimento familiar de até um salário mínimo rejeitam Rollemberg.

Metrópoles/FSB

Com índices menores do que o adversário, Ibaneis é negado mais pelas mulheres (22%), enquanto 28% das pessoas com mais de 65 anos não votam nele. O emedebista teve desempenho abaixo da sua média com os analfabetos e com os que cursaram até o ensino fundamental, com 24% de rejeição em ambos os grupos. Entre os entrevistados com emprego informal e renda familiar até um salário mínimo, ele foi descartado por 26% deles.

Foram entrevistados 1.072 eleitores do DF entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, num intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-08791/2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?