Pesquisa Metrópoles/FSB: no DF, Bolsonaro atinge 70%. Haddad, 30%
Levantamento considerando os votos válidos foi divulgado nesta terça-feira (23/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro (PSL) vence com folga a corrida ao Palácio do Planalto no segundo turno, de acordo com Pesquisa Metrópoles/FSB, no Distrito Federal. O deputado federal pesselista tem 70% da intenção de votos dos brasilienses, considerando-se os sufrágios válidos. Fernando Haddad (PT) tem 30%. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (23/10).
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os sufrágios brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.
Foram entrevistados 1.072 eleitores do Distrito Federal, em questionários realizados em domicílio, observando-se a estratificação de gênero, idade e local de moradia, em amostra representativa do eleitorado do DF. Os dados foram coletados entre os dias 20 e 22 de outubro.
O capitão reformado do Exército reformado abriu ainda mais a diferença registrada no primeiro turno das eleições, quando recebeu 936.028 votos (58,36%). Fernando Haddad foi o segundo mais votado, com 16,6%. Ciro Gomes (PDT) veio em seguida, com 190.423 votos (11,87%).
Influência na eleição para o GDF
Questionados se o fato de um determinado candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) declarar apoio a Jair Bolsonaro faz alguma diferença no voto do buritizável, 52% dos entrevistados disseram não interferir.
Questionados se o fato de um determinado candidato ao GDF declarar apoio a Fernando Haddad faz alguma diferença no voto do buritizável, 49% dos entrevistados disseram não interferir.
Em razão dos arredondamentos, os totais podem dar entre 99% e 101%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-08791/2018, para os dados de governador, e com o número BR-01350/2018 para os dados de presidente.