Ibaneis e Rollemberg reforçam estratégias de ataque e defesa
Os embates e alfinetadas têm acontecido frente às câmeras durante debates e em agendas dos buritizáveis
atualizado
Compartilhar notícia
Os candidatos ao Governo do Distrito Federal no segundo turno deixaram a boa vizinhança de lado há um bom tempo. Disparar críticas virou rotina. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem optado por atacar, enquanto o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) contra-ataca e se defende.
Os embates e alfinetadas têm acontecido frente às câmeras durante debates e em agendas. Até a votação na próxima fase da disputa, no domingo (28/10), os buritizáveis vão ficar cara a cara em novos confrontos, como no do Metrópoles, a partir das 19h30 desta quarta-feira (17). Além do site, as emissoras Redentor AM (110), Rádio Atividade FM (107,1), Rádio Supra FM (90,9), JK FM (102,7) e JK AM (1410) transmitirão ao vivo o evento.
Nessa segunda-feira (15), sem citar o adversário, Rollemberg disse: “Não podemos trocar o certo pelo duvidoso“. Desde que o cenário do segundo round foi definido, o socialista concentra-se em criticar Ibaneis. Uma das estratégias usadas é a tentativa de associar o advogado a figuras conhecidas no meio político, como o presidente do MDB-DF e ex-vice-governador réu na Justiça no âmbito da Operação Panatenaico – que apura indícios de irregularidades na construção do Estádio Mané Garrincha –, Tadeu Filippelli.
Por outro lado, Ibaneis tenta desconstruir o discurso. “Ele [o governador] foi infeliz. O certo é que ele está dando errado há muito tempo”, retrucou no mesmo dia. Outra tática do emedebista é se apresentar como novo na política enquanto reforça sua trajetória profissional.
“Não se pode falar em dúvida com relação a uma pessoa experiente como eu. Trabalho desde os 11 anos, vim de origem humilde, cresci na vida trabalhando e estudando. São 25 anos de advocacia consolidados, fui presidente da OAB e sou diretor do Conselho Federal da Ordem”, ressaltou.
Feiras e caminhadas
Ainda na segunda (15), Rollemberg assinou uma carta de compromissos a fim de atender reivindicações de feirantes, caso seja reeleito, como regularização das feiras, individualização do consumo de água e energia e venda direta dos boxes aos comerciantes.
“Nós iniciamos o processo de cadastramento dos feirantes, que vai dar permissão e segurança jurídica, mas que não é ainda a que vocês querem”, admitiu. “Cumprindo esse processo de recadastramento, teremos condições de propor um projeto de lei para a Câmara Legislativa para garantir a titularidade dos boxes de vocês”, completou.
Para isso, de acordo com Rollemberg, será utilizado o mesmo princípio da regularização dos condomínios no Distrito Federal. “Se pode fazer a venda direta para os condomínios, por que não pode para os boxes das feiras?”, pontuou.
No encontro, o candidato emedebista apresentou propostas aos camelôs – um dos pontos mais polêmicos no comércio da capital federal. “Vamos fazer o cadastramento de todos os ambulantes do DF e definir áreas e dias específicos que eles possam atuar, especialmente na realização de eventos, permitindo que haja uma convivência harmônica entre eles, os feirantes e os comerciantes formais”, garantiu.
Ibaneis dedicou sua agenda dessa segunda (15) para visitar o Riacho Fundo. Durante a caminhada, Magna Silveira, 49 anos, parou o candidato com o objetivo de cobrar melhorias na área da saúde. “Perdi meu pai ontem e estou indo enterrá-lo. Ele tinha problema de respiração e precisava fazer uma cirurgia, mas não deu tempo”, disse chorando. O pai da comerciante, Domiciliano Silveira, 74, estava internado há oito dias no Hospital Regional do Paranoá (HRPa).
Em resposta, o buritizável prometeu melhorar a saúde da cidade e voltar com o funcionamento da UPA da região. Outro comprometimento do candidato foi com a segurança. “Tenho amigos comerciantes que foram assaltados cinco vezes. Vamos construir estacionamentos. Precisamos fomentar o comércio da cidade, que é muito grande”, propôs.
Melhorias no transporte público e no trânsito também foram demandas da cidade. “Pedimos para os deputados que estão nos apoiando no primeiro turno que apresentem emendas que tenham recursos para a construção de viadutos”, garantiu. O emedebista assegurou que vai investir no BRT.