metropoles.com

Ibaneis acusa Rollemberg de abuso de poder político e aciona o MP

Em representação entregue ao Ministério Público Eleitoral, advogado diz que comissionados foram coagidos a fazer campanha para o governador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eleições 2018 – Ibaneis Rocha – comite 503 sul
1 de 1 Eleições 2018 – Ibaneis Rocha – comite 503 sul - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O candidato ao GDF Ibaneis Rocha (MDB) entrou com representação no Ministério Público Eleitoral (MPE-DF) contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que disputa a reeleição. O emedebista acusa o rival de abuso de poder político.

No documento encaminhado ao procurador-regional eleitoral, José Jairo Gomes, o advogado de Ibaneis e da coligação Pra Fazer a Diferença, Bruno Rangel, argumenta que, “durante o primeiro turno, diversos servidores comissionados vinham relatando coação para participar de eventos de campanha”.

“Ocorre que, havendo centenas de candidatos, era difícil a tarefa de investigar quais campanhas vinham se aproveitando abusivamente da instabilidade e da boa-fé dos servidores comissionados. Contudo, no segundo turno, tornou-se possível identificar, à luz do dia, a ocorrência de abuso do poder político pelo candidato Rodrigo Rollemberg”, afirma trecho da peça.

Ainda de acordo com a representação, em todas as secretarias do GDF e nas administrações regionais, “a ordem para servidores comissionados é fazer campanha para Rodrigo Rollemberg, sob pena de exoneração”.

A documentação traz prints de conversas de WhatsApp nas quais seria possível confirmar a coação aos comissionados.

Confira:

3 imagens
1 de 3

Reprodução
2 de 3

3 de 3

Para Rangel, “a coação ocorrida no grupo institucional, com nítida ameaça de exoneração de comissionados e desligamento de estagiários, deixa evidente que muitos dos servidores e estagiários que se vê pelas ruas agitando bandeiras, com carros adesivados, gravando vídeos em apoio ao candidato Rollemberg ou que estão participando das reuniões políticas, não o fazem livremente, mas mediante ameaça de perderem seus cargos”.

Procurada para comentar a acusação, a equipe de campanha de Rollemberg disse que não iria se “pronunciar antes da citação nos autos do processo”.

Veja a representação:

Representação – Coação a Comissionados Do GDF by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?