metropoles.com

Fim da ressaca: debate do Metrópoles e pesquisas agitam campanha no DF

Os times estão praticamente definidos e as movimentações internas foram feitas nos dias posteriores ao primeiro turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Debate Metrópoles entre candidatos ao Buriti com rádios do DF. Brasília(DF), 25/09/2018
1 de 1 Debate Metrópoles entre candidatos ao Buriti com rádios do DF. Brasília(DF), 25/09/2018 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ressaca do primeiro turno acabou e o segundo round da disputa eleitoral está cada vez mais próximo: faltam 13 dias. Os times estão praticamente definidos e as movimentações internas ocorreram com intensidade nos dias posteriores ao pleito, no domingo (7/10).

Nesta semana, novos fatores prometem agitar a campanha política. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) estarão cara a cara mais uma vez no debate promovido pelo Metrópoles em parceria com rádios, a partir das 19h30 de quarta-feira (17). Além do site, as emissoras Redentor AM (110), Rádio Atividade FM (107,1), Rádio Supra FM (90,9), JK FM (102,7) e JK AM (1410) transmitirão ao vivo o evento.

O Ibope e a Datafolha registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgação de pesquisas para quarta-feira (17). Porém, não significa que os eleitores ficarão sabendo do resultado no dia, pois a publicação depende de decisão da Rede Globo, empresa contratante de ambas sondagens.

Agora que é um contra o outro, as estratégias de Ibaneis e Rollemberg se desenham. Enquanto o emedebista tem focado em apresentar à população sua origem modesta, o socialista tenta desconstruir a imagem do adversário.

Doutor em ciência política e professor da Universidade de Brasília (UnB), Wladimir Gramacho pontua que a primeira semana após o primeiro turno é de ressaca eleitoral: um momento para balanço sobre erros e acertos. “Agora, cada campanha vem com força total para produzir os lances que possam garantir a vitória daqui a duas semanas”, completou.

O mestre em ação política pela Universidad Rey Juan Carlos, na Espanha, e coordenador do curso de pós-graduação em relações governamentais do Mackenzie, Márcio Coimbra, avalia que as críticas devem se intensificar. “Vemos na propaganda de rádio e TV que os ataques estão crescendo. Mas é muito difícil para o governador alcançar o Ibaneis. O candidato do MDB conseguiu vestir a roupa do novo na política do DF e o eleitorado comprou esta narrativa”, afirmou.

Movimentações
Para o docente do Instituto de Ciência Política da UnB Ricardo Caldas, Rollemberg, que alcançou 49% de rejeição na véspera do primeiro turno, tem poucas chances de reverter o jogo. “Diria que ele tem poucas opções. A mais bem-sucedida seria uma grande descoberta contra o Ibaneis”, destacou.

Embora os times estejam posicionados, algumas peças faltam se encaixar no xadrez político. O PR, o PDT — que até então está com Rollemberg — e o senador Cristovam Buarque (PPS) devem se posicionar nos próximos dias.

A assessoria de Rollemberg disse que, nesta semana, a campanha seguirá o ritmo que adotou nos últimos dias. “Vamos continuar com agendas na rua, preparação para os debates e gravações para o programa eleitoral”, completou.

A equipe de Ibaneis também aposta em gastar mais sola de sapato. “O candidato está apaixonado com a receptividade do povo nas caminhadas”, comentou. Além disso, a coordenação da campanha espera novos aliados.

Primeira semana
Ibaneis recebeu apoio do PSD, PSDB, Podemos, Patriota, DC, PMBPHS, PRB, PPS e PRP. Os partidos se uniram aos aliados de primeira hora: PP, Avante, PSL e PPL. Rollemberg, que registrou baixa da Rede, segue com PV, PCdoB e PDT.

Tanto o emedebista quanto o socialista tiveram agendas públicas nos sete dias após o primeiro turno, porém, dedicaram boa parte do tempo revisando as estratégias. Ibaneis, por exemplo, integrou um novo membro à sua equipe: o ex-secretário de Comunicação do GDF Weligton Moraes. O profissional estava na campanha de Alberto Fraga (DEM), que conquistou 88.840 votos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?