Eleições 2018: tudo o que você precisa saber antes da votação
O Metrópoles preparou um guia para tirar as dúvidas dos eleitores antes do primeiro turno das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
Neste domingo (7/10), 147 milhões de brasileiros poderão ir às urnas para eleger presidente, senadores e deputados federais, estaduais e distritais (no caso do DF, 2.084.357 pessoas estão aptas a votar em 612 lugares). À véspera do pleito, restam dúvidas: horários e locais – os endereços estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); como justificar ausência e o que é ou não permitido portar na cabine.
O Metrópoles preparou um guia com tudo o que você precisa saber antes da votação do primeiro turno das eleições.
Colinha
Quem tem dificuldade em memorizar os número dos candidatos poderá levar um lembrete, a famosa “cola”. Recomenda-se anotá-los em ordem — deputados federal, distrital (ou estadual), senador, governador e presidente. O Metrópoles facilita a sua vida e disponibiliza uma imagem para você baixar, imprimir e escrever os números dos candidatos que escolheu.
Proibições
O TSE veta, por exemplo, boca de urna, presença de criança na cabine, compra de voto e transporte de eleitor à seção, entre outras práticas. A Corte proíbe também ir às urnas portando celular, câmeras fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico. Já o uso de camiseta de partido e candidato não configura crime, desde que portada por eleitor em manifestação individual e silenciosa.
Não vai ter Lei Seca
A venda de bebidas alcoólicas está permitida, segundo o TRE-DF e a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF). A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo e de trânsito, além do patrulhamento ininterrupto nos locais de votação, nas juntas apuradoras e nos galpões eleitorais – onde as urnas são lacradas e distribuídas. A corporação fará, ainda, a escolta de promotores.
Justificativa
Quem tiver de 18 a 69 anos, estiver fora do seu domicílio eleitoral ou não for votar por algum motivo poderá justificar a ausência nas urnas neste domingo. No DF, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) disponibilizou nove postos, válidos para o primeiro turno, das 8h às 17h. Quem não o fizer nesta data, terá até 60 dias, a partir da votação, para fazê-lo em qualquer cartório eleitoral.
Confira: