Eleições 2018: há regras, nos últimos dias, para a propaganda nas ruas
A três dias da votação, no domingo (7/10), cabos eleitorais devem ficar atentos às normas do TSE: distribuição de santinho só até sábado (6)
atualizado
Compartilhar notícia
A três dias das eleições, neste domingo (7/10), o eleitor deve ficar atento à agenda e saber o que pode e o que não pode ser feito até o momento da votação propriamente dita. A partir desta quinta-feira (4/10) e até o sábado (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo, poderá divulgar comunicados ao eleitorado. Eles poderão ser feitos em emissoras de rádio e televisão, em até 10 minutos. Parte desse tempo poderá ser utilizado pelos tribunais regionais eleitorais.
Já a sexta-feira (5) é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, além da reprodução, na internet, de jornal impresso com esse tipo de publicidade. E termina, no sábado (6) o prazo para a propaganda eleitoral com o uso de amplificadores de som e alto-falantes, das 8h às 22h. Sábado é, ainda, o último dia, até às 22h, para a distribuição de material gráfico, além de carreata, caminhada ou carro de som que transite pela cidade divulgando mensagens dos candidatos ou jingles.
No total, 2.084.357 de pessoas estão aptas a votar no DF nestas eleições. Os cidadãos terão 612 lugares à disposição para definir seus candidatos a presidente da República, governador, senador (dois candidatos), deputado federal e deputado distrital. O horário da votação é das 8h às 17h.
O eleitor pode saber o seu local exato de votação na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): www.tse.jus.br. E, ainda, pode ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor para tirar qualquer dúvida, como saber se está habilitado a votar. O Metrópoles preparou um guia com tudo o que você precisa saber antes da eleição do primeiro turno das eleições. Fique atento.