metropoles.com

Distrito Federal ferve no último dia de campanha eleitoral nas ruas

Entre carreatas, panfletagens e reuniões, candidatos ao Palácio do Buriti lançam suas últimas iscas às vésperas do pleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kácio Pacheco/Metrópoles
corpo-a-corpo
1 de 1 corpo-a-corpo - Foto: Kácio Pacheco/Metrópoles

Este sábado (6/10), último dia de campanha eleitoral antes do primeiro turno das Eleições 2018, promete ferver o Distrito Federal. Em derradeiras horas para lançar iscas e fisgar eleitores, os candidatos ao Palácio do Buriti promovem caminhadas, distribuição de panfletos, carreatas, entre outros eventos.

O general Paulo Chagas (PRP) pega carona em carreata de apoio ao presidenciável pelo PSL, Jair Bolsonaro, na capital da República durante a manhã. A mobilização começa às 9h, com concentração de carros em frente ao Congresso Nacional.

O integrante da reserva do Exército Brasileiro alfineta o deputado federal Alberto Fraga (DEM): “Se apresenta falsamente como o candidato do Bolsonaro. Acaba dividindo as pessoas”. O general participa de outra carreata às 16h, no Gama. Oficialmente, Chagas é quem faz palanque no DF para o concorrente do PSL.

Fraga revelou que sua agenda deste sábado não tem nada de corre-corre. A expectativa, segundo o aspirante ao GDF, é fechar a campanha do primeiro turno com uma caminhada em Ceilândia. Fraga acredita em cenário diferente dos apresentados por recentes pesquisas, nas quais ele aparece com, no máximo, 9% das intenções de voto. “As ruas dizem uma coisa e as pesquisas dizem outra. Eu quero a confirmação”, afirmou.

Por outro lado, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem agenda cheia no último dia de campanha. O primeiro compromisso é às 8h: caminhada no Parque Águas Claras. “A expectativa é de conquistar mais votos na reta final, convencer os indecisos e ir às ruas para levar o nome de Rollemberg e dos candidatos aliados”, pontuou a assessoria.

A docente da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) inicia a agenda, às 9h, com panfletagem no comércio Hélio Prates, em Taguatinga. De lá, segue para almoço na Vila Planalto e, às 14h30, caminha no Lago Sul. Os compromissos terminam com visita a apoiadores, às 17h. A ideia, segundo a docente, é continuar com a estratégia do olho no olho. “Nós estamos no mesmo ritmo. Nossa estratégia é nas ruas”, acrescentou.

Uma carreata em Ceilândia, a partir das 8h30, foi a escolha do deputado federal Rogério Rosso (PSD) para começar o sábado. Depois, o pessedista almoça com apoiadores e visita feiras. “Vou manter o mesmo padrão que temos nos fins de semana”, pontuou.

A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) também pretende manter-se da mesma maneira: com o dia repleto de caminhadas e conversas com a população. “Vamos continuar o trabalho até o último momento. Estamos convictos que iremos para o segundo turno”, declarou.

Ibaneis Rocha (MDB), ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF), não vai fazer grandes mobilizações de última hora. De acordo com o coordenador de comunicação da campanha, Paulo Pestana, ele participará de um almoço na Quituart, localizada no Lago Norte, e manterá uma agenda low profile.

“Mostramos propostas e a personalidade dele. Ibaneis é novo na política, acredito que o eleitor tem reagido bem à novidade”, afirmou.

Panfletagem em grande centro de circulação de pessoas foi a opção do professor Guillen (PSTU) para encerrar o primeiro turno. A partir das 10h, ele estará na Rodoviária do Plano Piloto. “A gente continua distribuindo o nosso material e levando nossas ideias à população. Essa é uma campanha de conscientização”, assegurou.

Almoços e caminhadas
Entre os compromissos deste sábado (6) do bancário Renan Rosa (PCO), tem panfletagem em feiras e reunião com apoiadores. O candidato avalia positivamente o desempenho. “Fizemos a campanha central, que é a luta contra o golpe. Conseguimos mobilizar pessoas”, afirmou. 

A assessoria de imprensa de Alexandre Guerra (Novo) apresentou agenda extensa. Ele começa a campanha às 10h, com panfletagem no Parque da Cidade, almoça no Xique-xique, vai à Festa Bagaço e tem como último compromisso a ida à boate PinK Elephant, por volta das 00h30. “Vamos circular, conversar, frisar nosso compromisso no combate à corrupção”, informou a assessoria.

O economista Júlio Miragaya (PT) caminha na Estrutural, às 9h, e almoça na Feira da Estrutural. “Vamos à Estrutural buscar o voto olhando nos olhos das pessoas. O PT não se omite, o PT tem lado, o lado dos trabalhadores e das pessoas que mais precisam do Estado. À tarde, vamos nos reunir com o grupo que atuará como fiscal nestas eleições. Este é um exercício democrático que prezamos muito.”

Confira os candidatos ao Governo do Distrito Federal:

11 imagens
O empresário Alexandre Guerra (Novo)
A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros)
A professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (Psol)
O general Paulo Chagas (PRP)
O professor Guillen (PSTU)
1 de 11

O deputado federal Alberto Fraga (DEM)

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 11

O empresário Alexandre Guerra (Novo)

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
3 de 11

A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros)

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 11

A professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (Psol)

Michael Melo/Metrópoles
5 de 11

O general Paulo Chagas (PRP)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 11

O professor Guillen (PSTU)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 11

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB)

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
8 de 11

O economista Júlio Miragaya (PT)

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
9 de 11

O bancário Renan Rosa (PCO)

10 de 11

Rodrigo Rollemberg (PSB): "Graças a uma gestão responsável, economizamos R$ 70 milhões de custeio no metrô. Instalamos painéis informativos nas estações, rampas e estruturas, garantindo a acessibilidade. Modernizamos o sistema de transmissão de dados, telefonia, sonorização. Transformamos a Estação Guariroba na primeira unidade da América Latina a ser sustentável, com energia solar. Compramos computadores para o parque de máquinas, peças de reposição e rodas especiais. Mesmo em um ambiente de dificuldade, nomeamos servidores e vamos entregar as estações 110 Sul e Cine Brasília. Nosso compromisso é entregar na próxima gestão a primeira estação da Asa Norte. Também estamos em processo de expansão do metrô em Samambaia e vamos expandir ainda o de Ceilândia"

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
11 de 11

O deputado federal Rogério Rosso (PSD)

Daniel Ferreira/Metrópoles

Desconfiados
A divulgação de pesquisas Ibope e Datafolha, prevista para este sábado (6), deve causar ainda mais ansiedade para o resultado da votação no domingo (7). Alguns candidatos, porém, não se empolgam.

Com 7% das intenções de voto na última sondagem Datafolha e 9% na Ibope, Fraga prefere acreditar no que vê nas ruas. “Eu confio na pesquisa de rua, naquela em que você está andando e as pessoas vêm te abraçar”, afirmou.

Na opinião de Rosso, somente após às 17h de domingo é que será possível ter “noção exata do que as urnas dirão”. “Infelizmente, constatamos que as pesquisas apontam uma divergência absoluta das ruas”, argumentou. Rosso aparece com 10% no sufrágio Datafolha e 8% no Ibope.

Eliana minimiza o impacto das sondagens. “Não estamos preocupados com pesquisas, vamos aguardar o resultado das urnas”, sustentou a assessoria da candidata. A postulante do Pros caiu nas sondagens, foi passada por Ibaneis, e registrou 14% no Datafolha e 17% no Ibope.

O ex-presidente da OAB alcançou 32% das intenções de voto, de acordo com Datafolha, e 34% segundo o Ibope. O coordenador de comunicação da campanha de Ibaneis comenta que as próximas pesquisas servirão “apenas para observação”. “Não haverá mais muito o que fazer. Depois que os dados saírem, neste sábado (6), seremos como um time em campo que não tem mais como trocar nenhum jogador”, completou Pestana.

Regras
A Resolução nº 23.555 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que, neste sábado (6), os candidatos podem fazer propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som entre 8h e 22h. É até as 22h podem distribuir material gráfico, fazer caminhada, carreata, passeata ou disponibilizar carro de som que transite pela cidade divulgando jingles e mensagens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?