1 de 1 reguffe, paulinho madrugada
- Foto: Facebook
Uma nova geração de candidatos do Distrito Federal tenta chegar ao Poder Legislativo se agarrando a nomes bem aceitos pelos eleitores, sem passado maculado por escândalos e polêmicas. Um dos personagens que mergulhou de cabeça nas eleições, com o discurso de mudar o jeito de se fazer política no Brasil, foi o apresentador Luciano Huck. Em tempos de dificuldades no financiamento de campanhas, o global tem investido fortemente em candidaturas que, na visão dele, têm predicados importantes para a renovação de bancadas dos parlamentos federal e regionais.
Em Brasília, pelo menos três candidatos receberam doações do artista. Selecionados pelo RenovaBr, projeto apadrinhado por Huck para formar novas lideranças políticas, os postulantes a deputado distrital Pedro Ivo (PPS), Daniel Oliveira (PPS) e Dra. Fabiana Mendes (PPS) receberam R$ 5 mil cada como aposta do apresentador global.
“Ele [Luciano Huck] acredita no RenovaBR porque advoga por outra política. A gente precisa ter uma catarse, recuperar a capacidade de pensar no futuro. É nesse contexto que observamos tanto o apoio do Huck como de outras pessoas”, afirmou o idealizador do projeto, o empresário Eduardo Mufarej.
Disputa acirrada
A ajuda pode ser considerável para a corrida eleitoral em busca de votos, visto que há, em média, 40 concorrentes para cada uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa do DF e quase 24 postulantes disputando cada uma das oito vagas para a Câmara dos Deputados.
No cenário local, na tentativa de herdar parte do espólio eleitoral de mais de 826 mil votos (57,61% do total) conquistados pelo senador José Antônio Reguffe (sem partido) em 2014, candidatos a cargos proporcionais mantêm sintonia com os ideais do parlamentar a fim de conquistar o apoio dele.
A estratégia tem lógica. Além de se tratar de uma campanha que naturalmente favorece os atuais mandatários, os neófitos buscam a chancela da popularidade de Reguffe para convencer o eleitorado sobre a capacidade de ocupar o parlamento.
Confira alguns candidatos que tornaram públicos os apoios recebidos:
9 imagens
1 de 9
Em vídeo com a declaração de apoio de Reguffe divulgado nas redes sociais, o candidato a deputado distrital Paulinho Madrugada (PRP) agradeceu o gesto do amigo de 24 anos e justificou trocar a produção de eventos pela política. “O país está à beira de um apocalipse e eu não me perdoaria nunca se perdesse este momento”, disse. Conhecido na rede cultural de Brasília, além de produzir a festa De Volta aos Anos 80, Paulinho Madrugada já participou de filmes de Afonso Brazza, o “Rambo do Cerrado”
Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 9
Daniel Oliveira, o Radar, também foi chancelado pelo global e pelo senador para ocupar uma cadeira no Legislativo local. “O senador Reguffe é a minha referência política. Trabalhei 12 anos como seu assessor e sou adepto do ‘protocolo Reguffe’. O seu apoio, assim como o do Luciano Huck à minha candidatura, demonstra total alinhamento de valores com a ética, moral e respeito ao dinheiro público”
Reprodução / Facebook
3 de 9
Pedro Ivo foi selecionado pelo projeto RenovaBR e disputará a segunda eleição com apoios de peso: “São pessoas que têm buscado apoiar movimentos de renovação política sérios. E ter o apoio deles, que são destaques nacionais, pela trajetória, é muito relevante. São pessoas sérias e comprometidas com a agenda de renovação, principalmente das práticas e da forma de se fazer política”
Reprdução / Facebook
4 de 9
Apoiada por Huck, Dra. Fabiana Mendes (PPS) comemorou a investida do apresentador. “Uma verdadeira injeção de ânimo, a que eu recebi após a doação do Luciano Huck. Sinal de que mais alguém acredita nos meus ideais. Além disso, o senador Reguffe tem me ajudado muito com conselhos e orientações. Mesmo com toda a dificuldade que é entrar na política, esse caminho tem sido menos árduo com o apoio do meu amigo Reguffe”, disse
Divulgação / Comitê de Campanha
5 de 9
Filiado ao Partido Novo, Rodrigo Freire é um dos apoiados por Reguffe para a Câmara dos Deputados: “Para mim, é um orgulho ter o apoio do Reguffe, porque ele trata a coisa pública como cidadão e não se apropria do que é nosso, como faz a velha política. É um político que tem dado exemplo de cumprir com o que fala, ao contrário de outros. O político que se propõe a entrar precisa ser exemplo, e o país precisa de mais exemplos no Congresso Nacional”, disse
Felipe Menezes/Metrópoles
6 de 9
Neófito na política, o delegado federal Luciano Leiro (PPS) chega à corrida eleitoral com duas credenciais de peso. Além de ter sido responsável pela condução de investigações contra políticos em Brasília, como delegado da Polícia Federal, o candidato conquistou o apoio do senador José Antônio Reguffe (sem partido)
7 de 9
Ao adotar o apelido Custo Zero, Eduardo Maia (PPS) promete fazer um mandato participativo, sem receber penduricalhos, verbas de gabinete e indenizações referentes a gastos parlamentares. A iniciativa chamou atenção do senador para a campanha do servidor público à Câmara dos Deputados. “O senador Reguffe comprova que quem respeita o nosso dinheiro, respeita também o nosso voto. Quero seguir o exemplo dele na Câmara dos Deputados”, disse
Reprodução / Facebook
8 de 9
Candidata à Câmara Legislativa pelo PSB, do governador Rodrigo Rollemberg, a apresentadora Mônica Nóbrega se comprometeu com os nove itens do “protocolo Reguffe”. “As eleições deste ano mostram que o eleitor não aceita mais o que está aí. Não aceita a corrupção, a mentira. Reguffe simboliza a ética e a nova política em construção. O apoio dele à minha candidatura é a certeza de que estou no caminho da seriedade, trabalho e princípios que a população deseja”, declarou
Material cedido ao Metrópoles
9 de 9
Candidato à reeleição, o senador Cristovam Buarque (PPS) também recebeu apoio do senador Reguffe para renovar o mandato por mais oito anos
Michael Melo/Metrópoles
Protocolo de compromissos
Ter Reguffe como cabo eleitoral exige uma pauta de compromissos mínimos. Entre os itens, redução de gastos do mandato, votar sempre contra aumento de impostos, não indicar cargos para o Executivo, destinar emendas ao orçamento exclusivamente para saúde, educação e segurança, além de cumprir o mandato integralmente. Atualmente, 10 candidatos a deputado distrital e três postulantes à Câmara dos Deputados receberam oficialmente o apoio do senador. Todos assinaram o “protocolo Reguffe” de conduta parlamentar.
Procurado, Reguffe não foi encontrado para comentar a seleção de candidatos. Contudo, em vídeos amplamente divulgados, o senador pelo DF afirma estar disposto a contribuir para o processo de renovação política nas eleições do dia 7 de outubro.
Conheça itens do “protocolo Reguffe”:
Compromisso de não aceitar salários extras;
Corte de gastos com pessoal;
Reduzir em mais da metade verba para pagamento de assessores;
Ser contra aumento de impostos;
Não ocupar e não indicar cargos no Executivo;
Destinação de emendas exclusiva para saúde, segurança e educação;