metropoles.com

Eixão do Lazer: novas regras proíbem de confete a recipientes de vidro

Plano de uso e ocupação definido pelo DER-DF estabelece normas para comércio, trânsito, licenciamento de ambulantes e promoção de eventos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
eixao-do-lazer (4)
1 de 1 eixao-do-lazer (4) - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou uma instrução normativa que trata do plano de uso e ocupação do Eixão do Lazer. As novas regras constam na edição do Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (22/10).

Vale lembrar que o Governo do Distrito Federal (GDF) enviou para apreciação da Câmara Legislativa (CLDF), em caráter de urgência, dois projetos de lei (PLs) que tratam da venda de bebidas alcoólicas e da presença de food trucks no Eixo Rodoviário aos domingos e feriados – dias em que o Eixão fica fechado para atividades de lazer.

Elaborada pelo DER-DF, a instrução normativa para uso e ocupação da área define regras para: locais destinados a comércio e shows; fiscalização de faixas de domínio; licenciamento de ambulantes e eventos; circulação de veículos; pontos de parada e estacionamento; entre outros.

Confira todas as normas definidas pela instrução normativa nas páginas 16 e 17 do DODF

Saiba o que fica proibido:

  • Fixar qualquer estrutura nas pistas de rodagem (asfalto);
  • Fixar estruturas em áreas verdes, por meio de perfuração do solo, para instalação de equipamentos, tendas ou outros elementos;
  • Utilizar a pista de rolamento para ambulantes fixos;
  • Utilizar tenda móvel para ambulantes com área superior a 9 metros quadrados;
  • Utilizar área diferente da autorizada;
  • Estacionar veículo automotor e similar nos gramados, canteiros centrais ou em áreas não definidas neste normativo e seus anexos;
  • Instalar e utilizar equipamentos que causem risco à vida e à saúde das pessoas, com vedação de utilização de botijão industrial;
  • Utilizar cornetas, papéis picados e metalizados, fumaça, confetes e outros equivalentes;
  • Utilizar qualquer veículo motorizado, exceto veículos de urgência, emergência e de fiscalização quando em atividade;
  • Utilização de qualquer espécie de cercamento, gradil e congênere;
  • Comercialização de bebidas em garrafas ou qualquer outro recipiente de vidro;
  • Alimentos fornecidos em material pontiagudo ou perfurocortante;
  • Comercializar cigarros e similares;
  • Utilizar geradores sem proteção acústica;
  • Veicular publicidade e propaganda exclusivamente com fins lucrativos, sendo inadmissível a instalação e afixação de faixas, banners e outros equipamentos de mesma natureza;
  • Ultrapassar os níveis de ruídos acima daqueles previstos na legislação vigente;
  • Utilizar estruturas de palco;
  • Utilizar, de forma anormal, o Eixão do Lazer para atividades privadas ou públicas sem autorização e licenciamento do DER-DF, e para atividades que não tenham embasamento legal ou estejam no rol da instrução normativa e de seus anexos.

Licenciamento de ambulantes e eventos

Além disso, a promoção de eventos em geral, em cumprimento às normas da lei geral de eventos em vigor no Distrito Federal, deverá ser comunicada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Nos casos de eventos com música, não serão permitidas estruturas de palco; apenas instalação de, no máximo, tablado simples.

Os organizadores ainda terão de pedir ao DER-DF o licenciamento ou a anuência necessários para o Eixão do Lazer, com prazo mínimo de 30 dias antes do evento, acompanhados dos documentos exigidos, segundo a legislação vigente e o protocolo adotado pela SSP-DF.

Todo ambulante autorizado a exercer atividades comerciais ao longo do Eixão do Lazer precisará estar com identificação, fornecida no momento do licenciamento, e terá direito a um segundo crachá, para funcionário ou sócio.

Fica permitida, apenas para ambulantes que venderem alimentos produzidos para consumo imediato, a disposição de até quatro mesas, com 16 cadeiras. As áreas ocupadas por eles e por produtores culturais responsáveis pela organização dos eventos deverão ficar limpas e conservadas no perímetro ocupado, com oferta de meios para descarte e coleta de resíduos.

Circulação

As regras também preveem a proibição da circulação de veículo com motor elétrico ou similar e capaz de desenvolver velocidade superior a 6 km/h, exceto bicicletas elétricas com sistema que garanta o funcionamento apenas quando o ciclista pedalar.

Veículos de motor a combustão de qualquer natureza continuam proibidos durante as atividades do Eixão do Lazer. O descumprimento das normas presentes na instrução normativa sujeita os infratores às penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito e em outras legislações cabíveis.

Confira todas as normas:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?