Eixão do Lazer: audiência na CLDF debate confusão e ocupação cultural
Audiência pública ocorrerá às 18h desta quarta-feira (4/9), no Plenário da CLDF. Fiscalização no domingo teve confusão
atualizado
Compartilhar notícia
Uma audiência pública vai debater a operação de fiscalização promovida pela Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) no Eixão do Lazer, no domingo (1º/9). A discussão vai acontecer às 18h desta quarta-feira (4/9), no Plenário da Câmara Legislativa (CLDF).
Governo, setor cultural, ambulantes e trabalhadores do Eixão do Lazer devem se reunir para discutir a fiscalização que causou confusão entre fiscais, comerciantes e artistas locais.
“O objetivo desse debate é dialogar com os setores do governo a fim de garantir que esse espaço permaneça como está consolidado, além de cobrar que não aconteçam novos episódios de repressão policial e truculência”, declarou o deputado Fábio Felix (PSol), autor da iniciativa.
Fiscalização e confusão
Segundo a Secretaria DF Legal, uma “ação, em conjunto com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Administração do Plano Piloto, foi realizada para verificar licença de vendedores ambulantes presentes no Eixão do Lazer e coibir a venda irregular de bebidas alcoólicas”.
De acordo com a pasta, para o caso daqueles que tinham licença, foram verificados aspectos como a área ocupada e a atenção às atividades permitidas.
Frequentadores de rodas de choro, espectadores de apresentações de jazz e participantes de outras atividades que ocorrem todos os domingos nos gramados da via, contudo, reclamaram da força-tarefa, que pegou o público do surpresa e terminou com atrações canceladas.
Um abaixo-assinado pela permanência de ambulantes e das atrações na região, iniciado pelo deputado distrital Fábio Felix (PSol) após o episódio, começou a circular pelas mídias sociais. Confira neste link.
Ativistas também vão promover um ato para mobilizar a população em defesa do Eixão do Lazer, no próximo domingo (8/9). O evento recebeu o nome de Ocupe o Eixão, e as ações em defesa da liberação de atividades dominicais ao longo da estrada incluem mobilizações previstas para ocorrer ao longo da semana
“Eixão não vai fechar”
Na tarde desse domingo (1º/9), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez uma postagem nas mídias sociais para comentar sobre a continuidade das atividades no Eixão do Lazer. Ele afirmou, ainda, que a ação da DF Legal atendeu a reclamações de moradores da Asa Norte.
“O Eixão do Lazer é uma conquista da população de Brasília, não vai fechar, nem ninguém será impedido de promover as atrações culturais que se tornaram um patrimônio da capital. A ação da DF Legal neste domingo (1º/9) atendeu a reclamações de moradores próximos, tendo sido orientada apenas a organizar o comércio no local, que será mais funcional na medida em que possamos cadastrar e regularizar a atividade”, escreveu Ibaneis.
O governador acrescentou que “nada que retire do Eixão o caráter de espaço de convivência democrática, de criatividade, com liberdade e segurança” será feito.