metropoles.com

Educação não faz previsão para retorno presencial das aulas no DF neste ano

Segundo secretário, devido à curva da pandemia de Covid-19, a pasta não está segura no sentido de apontar data de retomada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Secretaria de Educação/Divulgação
Secretário de Educação, Leandro Cruz
1 de 1 Secretário de Educação, Leandro Cruz - Foto: Secretaria de Educação/Divulgação

O secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz (foto em destaque), não garante o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino até o fim de 2020. Segundo o gestor, alunos e professores podem ter de concluir o ano letivo pelo método on-line.

De acordo com Cruz, a curva de contágios e mortes pelo novo coronavírus não dá segurança para garantir a retomada presencial. “Não existe previsão para retorno das aulas presenciais. O nosso objetivo era estar retornando agora, exatamente neste momento, no nosso calendário escalonado. Mas, com a curva da pandemia, não foi possível. E nós não colocaríamos em risco os nossos professores, os nossos funcionários e, principalmente, os nossos estudantes. A nossa preocupação em primeiro lugar é preservar vidas”, destacou.

Ao Metrópoles, o secretário ressaltou ainda que, mesmo que o ensino presencial não seja retomado, as aulas continuarão sendo ministradas pela plataforma digital. Há a perspectiva de teleaulas também. “O ano letivo de 2020 vai até 28 de janeiro de 2021. A secretaria está preparada para prosseguir com o ensino remoto até o fim do ano letivo, se preciso”, assegurou.

Segundo o gestor, o DF tem 470 mil estudantes e 72 mil professores cadastrados. No total, mais de 6 milhões de acessos à plataforma digital foram registrados. “Desde o dia 13 de julho, data em que o ano letivo on-line passou a aferir frequência, foram mais de 5,6 milhões acessos de estudantes e mais de 1 milhão de professores”, informou.

Cruz voltou a afirmar que a secretaria vai assumir o custo de internet para incluir mais alunos no ensino remoto. A pasta já publicou o edital de chamamento público para as operadoras de internet móvel, que ainda não se cadastraram. O GDF promete tomar as medidas necessárias para que “o serviço seja oferecido o mais breve possível, dentro da legalidade, respeitando todas as exigências administrativas para o uso do recurso público”.

O edital estipula que o valor máximo a ser pago por megabyte é de R$ 0,10 e o valor máximo mensal estimado para as contratações é de 3 milhões.

4 imagens
O benefício vai continuar somente enquanto perdurar o atendimento exclusivamente remoto das aulas
Agora, o PV acionou o STF contra a recomendação do MPDFT que levou à suspensão da vacinação em escolas
Leandro Cruz
1 de 4

A volta às atividades presenciais nas escolas públicas do DF estava suspensa por tempo indeterminado

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

O benefício vai continuar somente enquanto perdurar o atendimento exclusivamente remoto das aulas

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Agora, o PV acionou o STF contra a recomendação do MPDFT que levou à suspensão da vacinação em escolas

Michael Melo/Metrópoles
4 de 4

Leandro Cruz

FRANCISCO MEDEIROS/ME

No último dia 19 de agosto, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tomou a decisão de suspender o retorno das aulas em escolas públicas por tempo indeterminado. Leandro Cruz e o então secretário de Saúde, Francisco Araújo – afastado por ser alvo da Operação Falso Negativo –, entenderam, ao lado do titular do Buriti, que a medida é uma precaução no sentido de evitar mais contaminações pela Covid-19 a partir do convívio no ambiente escolar.

Embora a rede pública tenha tomado uma série de medidas a fim de impedir o contágio, como a desinfecção e a sanitização de mais de 90% das escolas públicas, Ibaneis e os assessores diretos nas duas áreas acharam mais prudente adiar o retorno, antes previsto para ocorrer a partir do dia 31 de agosto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?