metropoles.com

Educação estuda rever exclusão de monitores a alunos com deficiência

Segundo portaria da pasta, a atuação dos educadores sociais voluntários está limitada ao ensino infantil, fundamental e de tempo integral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Secretaria de Educação do DF
1 de 1 Secretaria de Educação do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Educação do Distrito Federal estuda reconsiderar portaria que exclui a atuação de voluntários no atendimento de alunos com deficiência na rede pública da capital federal. Em novo comunicado, a pasta disse que estuda alterar as regras para funcionamento do serviço dos monitores.

“A portaria não é fechada, ela prevê ampliação, caso seja necessário”, pondera a subsecretaria de planejamento, Mara Gomes, durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (9/2).

Para os pais, a preocupação é de que o serviço não estará disponível no ensino médio, Centros de Línguas (CILs) e escolas técnicas. Temor fundado pelo texto da portaria, o qual determina que estes profissionais estão limitados ao ensino infantil, fundamental e de tempo integral.

Além da restrição, outro medo é de que não tenham monitores suficientes para atendimento dos pequenos a partir da próxima segunda-feira (14/2) ─ data de retorno das aulas 100% presenciais no DF.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), alunos com deficiências têm direito ao suporte de monitores. Na capital federal, o serviço é prestado por educadores sociais voluntários.

Veja a portaria da Secretaria de Educação:

28.1.-Educador-Social-Voluntário-portaria_63_esv_dodf_20_28jan2022 by Metropoles on Scribd

Ainda durante a coletiva, a subsecretaria anunciou que a pasta recebeu um número quase 10 vezes maior de inscrições  para o serviço do que o valor determinado como suficiente. Foram 21.947 candidatos diante dos 2,6 mil vagas de educadores sociais estipulados pela Secretaria.

Além disso, a gestora garantiu que o atendimento será pleno. “Não existirá nenhum aluno de ensino especial que ficará sem [monitor voluntário]”, afirma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?