metropoles.com

Educação do DF inicia processo para retomada de aulas na televisão

A pasta quer aumentar as possibilidades de os 460 mil estudantes da rede pública de ensino terem acesso ao conteúdo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Esp. para o Metrópoles
teleaulas DF
1 de 1 teleaulas DF - Foto: André Borges/Esp. para o Metrópoles

A Secretaria Educação quer retomar as aulas da educação básica em redes de TV aberta. Logo no início da pandemia do novo coronavírus, quando houve a decisão de manter o ensino a distância no DF, o primeiro modelo adotado foi de transmitir pela TV Justiça, Rede União e Rede Gênesis o conteúdo para os estudantes. Essa modalidade foi cessada com a conclusão da plataforma on-line de ensino.

No entanto, ainda com o chamamento público aberto para a disponibilização de internet aos 460 mil estudantes da rede, a pasta decidiu ampliar as possibilidades de acesso ao conteúdo de cada série escolar. O GDF está empenhado em garantir que o conteúdo pedagógico chegue a todos os estudantes da rede pública.

“É um momento desafiador, complexo, causado por uma pandemia inesperada, que exige uma série de adaptações. O órgão está fazendo tudo para que sejam minimizados os impactos disso no ano letivo”, informou a pasta por meio de nota.

De acordo com a secretaria, as teleaulas nunca foram descartadas. “Foi priorizado o funcionamento do aplicativo Escola em Casa DF e o acesso à plataforma Google Sala de Aula. Agora, a Secretaria está trabalhando nos preparativos para o processo de contratação das teleaulas”, ressaltou a secretaria.

O modelo a ser adotado ou as emissoras que exibirão as aulas ainda não foi divulgado, somente a intenção do retorno.

Adiamento

Nesta sexta-feira (14/8), o retorno presencial dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal foi adiado. O início do período de apresentação, ambientação e formação dos servidores estava previsto para a próxima segunda-feira (17/8). Entretanto, uma avaliação da Secretaria de Saúde fez com que a Educação prorrogasse a data.

Em nota, a Secretaria de Educação explica que a medida veio “prezando a segurança de toda a comunidade escolar”, para que os servidores da área fossem testados para o novo coronavírus.

“A Secretária de Saúde, área responsável pela testagem dos profissionais da educação, avaliou que é mais eficiente e adequado realizar esse processo na segunda quinzena do mês de agosto, data mais próxima do início das aulas presenciais. Por isso, a etapa acima também foi adiada. A testagem de todos os profissionais de ensino está garantida”, diz o comunicado.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?