metropoles.com

Vai fazer o Enem? Confira horários, o que levar e detalhes da prova

A primeira prova da modalidade impressa será aplicada neste domingo (17/1). Na capital federal, 113.177 candidatos estão inscritos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Candidata a uma vaga na USP confere sua sala
1 de 1 Candidata a uma vaga na USP confere sua sala - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (17/1). No Brasil, 5.687.397 candidatos estão inscritos para realizar a avaliação na modalidade impressa. Na capital federal, serão 113.177.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias são os conteúdos cobrados no primeiro dia do exame. A redação também será aplicada neste domingo.

No DF, alguns dos locais de aplicação das provas impressas são: o Colégio Projeção e o Centro de Ensino Médio 01, no Guará; o Centro Universitário Unieuro e o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), em Águas Claras; a União Pioneira de Integração Social (Upis) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), na Asa Sul; e o Sagrado Coração de Maria, na Asa Norte.

Preparação

A estudante Manoela Bolognani, 18 anos, fará a prova neste domingo, visando ingressar no curso de medicina veterinária da Universidade de Brasília (UnB). A jovem concluiu o ensino médio no Centro Educacional Sigma, no fim de 2019.

No começo de 2020, ela entrou em um cursinho para estudar para o vestibular. “Com a pandemia, acabou que não fiz a prova da UnB e, então, me dediquei ao Enem”, conta.

Manoela diz que se preocupa com o perigo de contágio pelo novo coronavírus, mas que tentará focar na avaliação. Uma vez que já tinha feito o exame em 2018 e em 2019, a estudante acredita estar preparada para a prova neste ano.

“Quando começamos as aulas on-line, para adaptar ao digital foi meio complicado. Mas, graças a Deus, eu tive o privilégio de conseguir estudar e me preparar. […] Eu já vinha fazendo simulado com máscara, tomando cuidado para não tocar em nada. Então, na prova, pretendo não deixar que essas coisas me atrapalhem”, afirma.

Mudanças, datas e horários

Além das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, esta edição traz a novidade da prova em formato on-line. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.764 estão inscritos para fazer o Enem digital no DF.

Em decorrência da pandemia, o Inep adotou um conjunto de medidas para a aplicação do exame. As provas estão previstas para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). No Brasil, os dois formatos de prova somaram 5.783.483 inscritos.

A aplicação do Enem digital ocorrerá em “modelo-piloto” neste ano. A prova on-line terá a mesma estrutura do exame impresso: 180 questões e redação. Os temas, no entanto, serão diferentes, já que as duas modalidades serão aplicadas em datas diversas. Os resultados serão divulgados de forma conjunta.

Outra mudança nesta edição é que os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais. Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. A medida visa evitar aglomerações.

Para fazer a prova, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente, documento original com foto (RG, CNH ou passaporte) e máscara de proteção facial. Caso o candidato tenha perdido a via original do documento, será exigida a apresentação do boletim de ocorrência expedido há no máximo, 90 dias.

Veja o calendário oficial:
  • Prova impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
  • Reaplicação das provas e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 23 e 24 de fevereiro de 2021.
  • Resultados: 29 de março de 2021.
Confira os horários de aplicação:
  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

Os locais de prova podem ser acessados aqui.

Medidas sanitárias

Segundo o Inep, será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção. O participante que não utilizá-la cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, será eliminado do exame.

O uso será obrigatório também para aplicadores e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. Só será permitida a retirada da máscara para trocá-la por outra e para a alimentação ou ingestão de líquidos.

Também devido à pandemia, pessoas consideradas de grupos de risco receberão tratamento diferenciado. De acordo com o Inep, estes participantes foram previamente identificados na base de inscritos e, assim, alocados nas salas especiais, com ocupação de até 25% da capacidade máxima.

3 imagens
Estudantes protestam contra a realização da prova do Enem, em 2020
O Enem 2020 tem mais de 5,78 milhões de inscritos
1 de 3

Caderno de provas do Enem

Reprodução
2 de 3

Estudantes protestam contra a realização da prova do Enem, em 2020

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

O Enem 2020 tem mais de 5,78 milhões de inscritos

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pessoas sintomáticas não poderão fazer a prova

Ainda conforme o Inep, alunos que apresentarem sintomas da Covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas não poderão fazer as provas in loco. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.

Para fins de solicitação de reaplicação do Enem impresso, são doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Para a análise da possibilidade de reaplicação, o participante deverá inserir, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Os candidatos que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova deverão procurar o serviço de saúde para diagnóstico e informar sua condição por meio da Página do Participante e pela Central de Atendimento (0800 616161). A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada no site.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?