Vai fazer o Enem? Confira horários, o que levar e detalhes da prova
A primeira prova da modalidade impressa será aplicada neste domingo (17/1). Na capital federal, 113.177 candidatos estão inscritos
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (17/1). No Brasil, 5.687.397 candidatos estão inscritos para realizar a avaliação na modalidade impressa. Na capital federal, serão 113.177.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias são os conteúdos cobrados no primeiro dia do exame. A redação também será aplicada neste domingo.
No DF, alguns dos locais de aplicação das provas impressas são: o Colégio Projeção e o Centro de Ensino Médio 01, no Guará; o Centro Universitário Unieuro e o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), em Águas Claras; a União Pioneira de Integração Social (Upis) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), na Asa Sul; e o Sagrado Coração de Maria, na Asa Norte.
Preparação
A estudante Manoela Bolognani, 18 anos, fará a prova neste domingo, visando ingressar no curso de medicina veterinária da Universidade de Brasília (UnB). A jovem concluiu o ensino médio no Centro Educacional Sigma, no fim de 2019.
No começo de 2020, ela entrou em um cursinho para estudar para o vestibular. “Com a pandemia, acabou que não fiz a prova da UnB e, então, me dediquei ao Enem”, conta.
Manoela diz que se preocupa com o perigo de contágio pelo novo coronavírus, mas que tentará focar na avaliação. Uma vez que já tinha feito o exame em 2018 e em 2019, a estudante acredita estar preparada para a prova neste ano.
“Quando começamos as aulas on-line, para adaptar ao digital foi meio complicado. Mas, graças a Deus, eu tive o privilégio de conseguir estudar e me preparar. […] Eu já vinha fazendo simulado com máscara, tomando cuidado para não tocar em nada. Então, na prova, pretendo não deixar que essas coisas me atrapalhem”, afirma.
Mudanças, datas e horários
Além das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, esta edição traz a novidade da prova em formato on-line. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.764 estão inscritos para fazer o Enem digital no DF.
Em decorrência da pandemia, o Inep adotou um conjunto de medidas para a aplicação do exame. As provas estão previstas para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). No Brasil, os dois formatos de prova somaram 5.783.483 inscritos.
A aplicação do Enem digital ocorrerá em “modelo-piloto” neste ano. A prova on-line terá a mesma estrutura do exame impresso: 180 questões e redação. Os temas, no entanto, serão diferentes, já que as duas modalidades serão aplicadas em datas diversas. Os resultados serão divulgados de forma conjunta.
Outra mudança nesta edição é que os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais. Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. A medida visa evitar aglomerações.
Para fazer a prova, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente, documento original com foto (RG, CNH ou passaporte) e máscara de proteção facial. Caso o candidato tenha perdido a via original do documento, será exigida a apresentação do boletim de ocorrência expedido há no máximo, 90 dias.
Veja o calendário oficial:
- Prova impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021.
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
- Reaplicação das provas e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 23 e 24 de fevereiro de 2021.
- Resultados: 29 de março de 2021.
Confira os horários de aplicação:
- Abertura dos portões: 11h30
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 1º dia: 19h
- Término das provas 2º dia: 18h30
Os locais de prova podem ser acessados aqui.
Medidas sanitárias
Segundo o Inep, será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção. O participante que não utilizá-la cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, será eliminado do exame.
O uso será obrigatório também para aplicadores e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. Só será permitida a retirada da máscara para trocá-la por outra e para a alimentação ou ingestão de líquidos.
Também devido à pandemia, pessoas consideradas de grupos de risco receberão tratamento diferenciado. De acordo com o Inep, estes participantes foram previamente identificados na base de inscritos e, assim, alocados nas salas especiais, com ocupação de até 25% da capacidade máxima.
Pessoas sintomáticas não poderão fazer a prova
Ainda conforme o Inep, alunos que apresentarem sintomas da Covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas não poderão fazer as provas in loco. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.
Para fins de solicitação de reaplicação do Enem impresso, são doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.
Para a análise da possibilidade de reaplicação, o participante deverá inserir, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Os candidatos que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova deverão procurar o serviço de saúde para diagnóstico e informar sua condição por meio da Página do Participante e pela Central de Atendimento (0800 616161). A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada no site.