metropoles.com

UnB reúne conselho para discutir ataques do ministro da Educação

Entidade vai debater, nesta quarta (18/12/2019), declarações de Abraham Weintraub, que acusa universidades de terem plantações de maconha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
UnB - minhocão
1 de 1 UnB - minhocão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Conselho Universitário (Consuni), colegiado máximo da Universidade de Brasília (UnB), vai se reunir nesta quarta-feira (18/12/2019) para debater os recentes ataques do ministro da Educação, Abraham Weintraub, à instituição. No fim de novembro, o titular da pasta afirmou que existem plantações de maconha e laboratórios de produção de drogas nas universidades federais.

Criticado por não apresentar provas das afirmações, Weintraub usou as redes sociais para atacar a UnB e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Postou reportagens sobre o consumo de maconha e drogas sintéticas nas instituições.

Em seguida, no início de dezembro, foi convocado a se explicar na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na reunião, reafirmou o que tinha dito.

Para a UnB, trata-se de ataques “usando reportagens antigas, descontextualizadas e com informações equivocadas ou imprecisas”. Por meio de nota, a instituição ressaltou que “as matérias não indicam participação ou anuência dos gestores das universidades”.

Em 12 de dezembro, o Conselho de Administração da UnB repudiou a ação por parte do titular da Educação e disse que “a atuação do ministro revelou uma estratégia que busca abalar o reconhecimento da UnB no Brasil e no mundo”.

Assim, a entidade recomendou que a administração superior tome as “medidas cabíveis, inclusive judiciais, para que os danos causados à instituição sejam rapidamente reparados, de modo que a universidade possa seguir empenhada no desenvolvimento de suas atividades-fim – o ensino, a pesquisa e a extensão –, sempre com excelência e responsabilidade social”.

Agora, a reunião do Consuni desta quarta-feira (18/12/2019) debaterá o tema. Os integrantes vão apresentar suas opiniões sobre o que vem ocorrendo.

Além das afirmações do ministro sobre a questão das drogas, o colegiado discutirá informações de que Weintraub teria se reunido com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues para pressioná-lo a não aprovar as contas de 2017 da UnB.

“As contas foram consideradas regulares pela área técnica do TCU. Tal fato foi questionado por parlamentares de várias legendas durante a audiência na Câmara”, disse a UnB em nota.

Para a reitora da UnB, Márcia Abrahão, “o Conselho de Administração já se manifestou e recomendou que tomássemos as medidas judiciais cabíveis para reparar o dano à imagem da UnB, uma das melhores instituições de ensino superior da América Latina”.

Márcia Abrahão encaminhou pedido de providências à Procuradoria Federal para a UnB. A reitora é a presidente do Consuni e ouvirá os componentes do colegiado nesta quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?