metropoles.com

UnB mantém expulsão de aluno que atacou colega a tesouradas

Relator do processo afirmou que ex-aluno apresenta comportamento “de criar atritos e se envolver em conflitos com diversas pessoas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Universidade de Brasília (UnB)
1 de 1 Universidade de Brasília (UnB) - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) rejeitou recurso interposto pela Defensoria Pública da União contra a exclusão do ex-aluno Sérgio Reis do quadro discente da instituição. Morador de rua já graduado, ele cursava Letras quando, em fevereiro deste ano, atacou o também estudante Danilo Santos com golpes de tesoura, causando-lhe ferimentos.

Após o episódio, a Universidade instituiu comissão para avaliar o caso, decidindo pelo desligamento do estudante. O recurso apresentado pedia que a exclusão fosse substituída por um ano de trancamento de matrícula, mas o conselho considerou que o histórico do aluno ensejava medida definitiva. A manutenção da expulsão de Sérgio Reis teve 45 votos favoráveis, cinco votos contrários e duas abstenções.

O relator do processo, professor Mamede Said, da Faculdade de Direito (FD), rejeitou os argumentos da Defensoria Pública, reiterando que o ex-aluno apresentava comportamento “de criar atritos e se envolver em conflitos com pessoas de diferentes segmentos da comunidade acadêmica” e que não houve cerceamento de sua defesa.

“Trancamento é insuficiente em razão das dificuldades sociais e psicológicas apresentadas pelo estudante, que, diversas vezes, desligou-se dos auxílios [financeiros, psicológicos e farmacológicos] que recebia pela universidade”, afirmou Said, ao falar sobre o parecer que recomendou a manutenção do desligamento.

“A penalidade de expulsão, em que pese ser medida extrema, está compatível com a gravidade da conduta que Sérgio Reis Ferreira apresentou ao longo do tempo em que esteve integrado à comunidade acadêmica da UnB”, disse o parecer, aprovado na sexta-feira (17/11).

No dia da ocorrência, a segurança do campus acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Sérgio foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central) e liberado poucas horas depois. Danilo foi encaminhado ao Hospital de Base do DF (HBDF), onde passou por cirurgia e por perícia do Instituto Médico Legal e segue internado. (Informações da Agência UnB)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?