metropoles.com

UnB dobra número de vagas ofertadas para o PAS e reduz as do vestibular do meio do ano

Alunos aprovados na 3ª etapa do PAS poderão ingressar também no meio do ano. Mudança valerá para os candidatos que fizeram as provas aplicadas em dezembro de 2016 e entrarem na universidade em 2017

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
310815MM_unb028
1 de 1 310815MM_unb028 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) vai dobrar o número de vagas oferecidas no Programa de Avaliação Seriada (PAS). A proposta aprovada na quinta-feira (5/11) pela instituição prevê que metade das vagas do vestibular aplicado no meio do ano seja destinada ao programa. A ampliação começa em 2017. Isso significa que os estudantes inscritos para fazer a 3ª etapa do PAS em 2016 terão o dobro de chances de garantir um posto na universidade.

De acordo com o decano de Graduação, Mauro Rabelo, a distribuição das vagas ocorrerá de acordo com a classificação dos estudantes no PAS. Os mais bem classificados vão entrar nas vagas disponíveis no início do ano. O restante, nas vagas liberadas no segundo semestre. Em um curso que ofereça 60 vagas, por exemplo, os 30 primeiros começarão a estudar no primeiro semestre. Os outros 30, no segundo semestre. Seria uma espécie de segunda chamada do programa.

Ludmila Faria, estudante do 2º ano do ensino médio, quer cursar medicina na UnB e ficou animada com a decisão. “Vai ser bem melhor. Os meus colegas de turma estavam desesperados porque a média para aprovação cresceu muito nos últimos anos, principalmente para medicina. Agora, acho que tenho mais chances.”

Outra novidade interessante para os estudantes é que os candidatos terão a oportunidade de mudar a opção de curso feita na inscrição. Para isso, a UnB vai criar um modelo eletrônico de inscrições, nos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. No SisUnB, após a divulgação dos resultados das provas, os participantes da 3ª etapa poderão confirmar a opção de curso feita na inscrição ou alterá-la, já a partir das notas dos selecionados em cada área. Eles terão dois dias para isso.

Rabelo diz que a mudança fortalece o programa. A comissão de acompanhamento do PAS, constituída há mais de 20 anos, quando o programa começou, fez um estudo sobre desempenho e evasão dos alunos da UnB para definir as mudanças.

A universidade acredita na avaliação processual do aluno, a cada ano do ensino médio. O estudante aprovado pelo PAS tem desempenho melhor durante a graduação e possui uma taxa de formatura maior do que os que ingressam na UnB por outros processos seletivos

Mauro Rabelo, decano de Graduação da UnB

Semestre “livre”
Os alunos aprovados para as vagas do segundo semestre não ficarão em casa à toa, garante o decano. O projeto prevê atividades para esses estudantes durante o primeiro semestre do ano. Rabelo explica que eles farão as matrículas nos cursos de graduação com os aprovados para o primeiro semestre. Nos meses de espera até o início de suas aulas, eles serão acompanhados por outros universitários, provavelmente os alunos dos cursos de licenciatura.

“Queremos criar um acolhimento para os pré-calouros, como estamos chamando esses estudantes. Ainda não definimos quais serão as atividades, mas podem ser aulas de pré-cálculo, língua portuguesa ou língua estrangeira, por exemplo. Isso vai auxiliar os estudantes”, afirma o decano.

Ações judiciais
Com a mudança aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a UnB espera reduzir também a quantidade de calouros que se matricula na instituição por meio ações judiciais. Não é raro que estudantes do 3º ano do ensino médio, que ainda não concluíram a educação básica, façam o vestibular do meio do ano como treino e, se aprovados, tentem garantir a vaga na Justiça.

“Com o número de vagas do vestibular reduzido, essa situação vai diminuir ainda mais. Nós havíamos exigido, porém, desde a última seleção do meio do ano, que os candidatos apresentassem diploma de conclusão de curso na inscrição. A quantidade de ações caiu de 600 para seis este ano”, conta Mauro Rabelo.

Atualmente, a UnB oferece 8,4 mil novas vagas por ano. As 4,2 mil disponíveis no primeiro semestre são divididas entre o PAS e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os estudantes. As 4,2 mil restantes eram destinadas ao vestibular da UnB integralmente. Agora, serão divididas com o PAS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?