UnB: abstenção de candidatos do PAS é de 3,56%
Confira quais foram os temas das redações. Avaliação é uma das portas de entrada para estudar na Universidade de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Os alunos do ensino médio realizaram neste domingo (01/12/2019) o Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB). A prova, que teve cinco horas de duração, é um dos métodos de entrada na Universidade de Brasília (UnB), além do vestibular tradicional e o Enem.
Dos 61.960 estudantes inscritos na avaliação, apenas 3,56% não prestaram a prova, de acordo com informações do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do PAS. O número corresponde a 2.209 candidatos.
Na primeira etapa, foram 25.686 estudantes cadastrados, e na segunda, 22.515. Já na terceira etapa do Subprograma 2017, estão registrados 13.759 candidatos, que concorrem às 4.232 vagas abertas pela universidade, sendo 2.112 para o primeiro semestre e 2.120 para o segundo.
Redação
O tema da redação deste ano para a primeira etapa foi “Aprender a ver a beleza no diferente”. No PAS 2, os alunos tiveram que redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre a contribuição da juventude em ações de ativismo no meio virtual e nas ruas.
Já os estudantes da última fase responderam as perguntas “o que vai nos fazer rir hoje? e “o que nos faz rir no meio de todas essas catástrofes?”, baseado no trecho do programa de televisão O Abecedário de Gilles Deleuze, filósofo francês.
Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B, C e os padrões de respostas dos itens do tipo D de todas as etapas serão publicados a partir das 19h dessa terça-feira (03/12/2019), no site do Cebraspe.
Cursos mais concorridos
No campus Darcy Ribeiro, os cursos com maior concorrência são medicina, com 57,10 candidatos por vaga; psicologia, com 35,84, e medicina veterinária, com 24,55.
No campus de Ceilândia, a maior concorrência é para o curso de fisioterapia (15,36). Já no campus de Planaltina, a graduação com mais candidatos por vaga é ciências naturais diurno (1,05).
Já no Gama, o curso de engenharias, que permite que o estudante faça a opção entre aeroespacial, automotiva, eletrônica, de energia e de software durante a graduação, registrou 4,05 candidatos por vaga.