UnB abre processo disciplinar para apurar tesourada em aluno
Segundo a universidade, o autor da agressão é morador de rua e também estuda na instituição
atualizado
Compartilhar notícia
A administração da Universidade de Brasília (UnB) instaurou processo administrativo disciplinar para apurar as circunstâncias da agressão cometida pelo estudante do Instituto de Letras Sérgio Reis Ferreira, 38 anos, contra o colega do curso de artes visuais Danilo Santos de Aquino, 28, na entrada do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte. No último dia 3, eles se envolveram em uma briga e Sérgio atacou Danilo com uma tesoura, causando dois ferimentos na parte superior do tronco.
De acordo com a universidade, Sérgio é morador de rua e faz o segundo curso na instituição. Ele é formado em pedagogia e cursa letras. A UnB informou que essa não foi a primeira vez que Sérgio Reis se envolveu em ocorrências no campus. Há, nos arquivos da segurança, 28 registros contra ele e, na Polícia Militar, 23.
A comissão designada para apurar o caso tem 60 dias, prorrogáveis por mais 60, para apresentar suas conclusões à administração e sugerir as medidas cabíveis.Nesse período, o estudante será ouvido, com intuito de garantir o direito à ampla defesa e ao contraditório. No dia da ocorrência, a segurança do campus acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Sérgio foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central) e liberado poucas horas depois. Danilo foi encaminhado ao Hospital de Base do DF (HBDF), onde passou por cirurgia e por perícia do Instituto Médico Legal e segue internado.
Segurança
O caso foi trazido aos informes do Conselho de Administração (CAD) na quinta-feira (9/2). Representantes de unidades acadêmicas alocadas no ICC reclamaram de falhas na segurança.
“Os vigilantes estão completamente despreparados para lidar com pessoas que aparecem ali descontroladas e ameaçam a comunidade”, criticou o vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, Perci Coelho de Souza.
A Prefeitura do Campus informou aos conselheiros as ações que já estão sendo tomadas para melhorar a segurança. Uma delas é a instalação de corredores de iluminação em áreas sensíveis. Além disso, o ICC deve ser fechado durante a madrugada – das 23h às 6h – e apenas pessoas identificadas poderão circular. (Informações da Agência UnB)