Retomada de aulas na UnB tem cerca de 20 mil acessos em plataforma on-line
Apesar de alguns problemas, instituição avalia como positiva a volta dos estudos
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de problemas relatados por alunos neste primeiro dia de retomada das aulas, a Universidade de Brasília (UnB) avaliou como positivo o recomeço do calendário letivo após quase cinco meses de suspensão. Com picos de 1,3 mil pessoas on-line simultaneamente na plataforma Aprender 3, foram 19 mil acessos no site até as 15hrs desta segunda-feira (17/8).
Conforme argumenta o decano de Ensino de Graduação da UnB, Sérgio Freitas, os primeiros dias sempre contam com muitos acessos e problemas, de fato, podem ocorrer. “Foi até tranquilo para aquilo que a gente esperava. O Aprender ficou 99% do tempo disponível e acredito que essa ambientação ainda irá acontecer aos poucos”, explica.
Segundo ele, mais de 10 mil turmas foram criadas para um universo de 51 usuários conectados à plataforma. “Temos equipes dedicadas a corrigir problemas de acesso e também o pessoal no Cead [Centro de Educação à Distância] para resolver essas questões”, comenta.
Dessa forma, o decano lembra que serão três semanas para adaptação ao ambiente virtual e é necessário um contato constante entre professor e alunos para saber o momento certo de iniciar as cobranças. “Alguns estudantes ainda estão recebendo os auxílios para internet e computador, por exemplo. Do que eu conversei com colegas até agora, os docentes têm entendido isso”, diz.
Primeiro dia
O retorno ocorre totalmente on-line e as atividades presenciais continuam suspensas nos campi. A partir desta semana, os estudantes darão continuidade ao primeiro semestre letivo de 2020. Os universitários precisarão usar novas plataformas para acompanhar o lançamento de atividades e a apresentação de professores para as mais de 3,5 mil matérias oferecidas.
O calendário acadêmico segue até 18 de dezembro. Os docentes terão grande liberdade na maneira de ministrar as aulas, controlar a frequência e fazer avaliações. Uma vez que cada curso tem uma particularidade, não foi possível estabelecer diretrizes mais padronizadas.
Vale lembrar que é possível trancar o semestre a qualquer momento, sem prejuízo da vida acadêmica. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) não será diminuído e não há número mínimo de créditos para serem cursados.
Algumas disciplinas precisaram ser canceladas por causa da pandemia, e a UnB proporcionou um período de reajuste da grade curricular. Os interessados em adicionar ou retirar qualquer matéria de sua grade puderam fazer isso via e-mail e, nesse sábado (15/8), os novos horários foram disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Como acompanhar atividades e aulas?
A UnB definiu que a plataforma Aprender e que o Office 365 serão os dois principais modos de ter acesso a aulas e atividades durante o semestre, mas qualquer outro aplicativo gratuito que o professor desejar também poderá ser adotado.
Todas as orientações de como funcionarão as aulas serão dadas via Sigaa. Veja abaixo como utilizar as ferramentas que a instituição recomenda. Para acessar, basta realizar cadastro e entrar com o CPF e uma senha. Dentro da plataforma, é necessário se inscrever nas disciplinas que serão cursadas.
Veja o passo a passo:
Já o Office 365 é uma suíte da Microsoft com aplicativos como Word, Excel, PowerPoint e Outlook. Há também a plataforma Teams, que permite a realização de videoconferências e professores poderão utilizá-la para as aulas ao vivo.
O acesso do aluno se dá por meio do portal do Office, utilizando o login institucional (matrícula@aluno.unb.br) e a senha, que foi unificada com a do Sistema Integrado de Gestão (SIG). Do contrário, a senha será a mesma utilizada anteriormente no sistema Matrícula Web.