metropoles.com

Professores fazem assembleia na quinta-feira (14/3) e não haverá aula

Encontro promovido pelo Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) ocorre às 9h30, no Estádio Nacional Mané Garrincha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Assembleia Sinpro 1
1 de 1 Assembleia Sinpro 1 - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) convocou assembleia geral com paralisação para esta quinta-feira (14/3), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O encontro ocorrerá às 9h30. De acordo com a categoria, um dos assuntos a ser debatido durante a assembleia é a tentativa, por parte do governo, de impor aos professores, de “forma truculenta e autoritária”, a militarização de escolas públicas na capital federal.

Veja o vídeo postado na página do Sinpro com a convocação para a mobilização da categoria:

A categoria pretende definir ainda a pauta de reivindicações que será entregue ao Governo do Distrito Federal (GDF), com assuntos como: o cumprimento das 21 metas do Plano Distrital de Educação (PDE); a regularidade nos repasses do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf); e a construção/reforma de escolas e de creches públicas.

Também estão na pauta: reajuste salarial da categoria; pagamento da última parcela do Plano de Carreira; reajuste do auxílio alimentação; plano de saúde; pagamento da pecúnia da licença-prêmio; nomeação de orientadores e professores; e o gozo da licença-prêmio.

A diretora do Sinpro Rosilene Corrêa afirmou que é tradição do sindicato fazer uma assembleia no início do ano letivo. “Nós temos uma pauta com cerca de 140 itens aprovada pelos professores em setembro do ano passado e apresentada ao atual governador. Agora, tivemos uma reunião com ele para iniciar os debates desses pontos”, explicou Rosilene.

Ainda segundo a diretora, entre outras coisas, a assembleia proposta vai também organizar um calendário de mobilização da categoria. “Esse processo já faz parte da nossa rotina. Estabelecemos um calendário de mobilização com a categoria, paralelo à discussão de negociação com o GDF para que se cumpra a nossa pauta e o anunciado durante o período de campanha”, assegurou.

“Esperamos que o movimento não precise ir além das assembleias e paralisações, evoluindo para a greve, que é o extremo”, acrescentou.

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Educação do DF informou que os professores que comparecerem à assembleia terão a falta registrada e deverão repor as aulas, “a critério da chefia imediata”, esclareceu a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?