metropoles.com

Professoras de geografia lançam atlas sobre o Distrito Federal

Livro traz informações completas sobre a formação do DF e destaca a importância das regiões administrativas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Screenshot_12490
1 de 1 Screenshot_12490 - Foto: Divulgação

História, geografia, cultura e tradições do Distrito Federal foram condensados no Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do DF. A obra será lançada na segunda-feira (16/09/2019), às 18h, no Auditório Dois Candangos, da Universidade de Brasília.

A proposta das doutoras em geografia Cristina Leite, Míriam Bueno e Vânia Souza, à frente do projeto, consiste em debater a questão da identidade e o reconhecimento do território com os moradores do DF, especialmente com alunos e educadores. O primeiro debate ocorre com o lançamento do atlas. No mesmo local, haverá uma roda de conversa com as autoras. Também estará presente a doutora Flávia Silva, da rede pública de ensino de Goiânia.

“O Atlas Escolar do DF é único no sentido de trazer para a escola a possibilidade do conhecimento sobre o lugar de vivência dos alunos, a partir da leitura de mapas escolares”, afirma Míriam Bueno, professora do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. “A experiência com o mapa de uso e a cobertura da terra, presente no Atlas, desperta curiosidades nos meus alunos”, revela Vânia Souza, professora no Centro Educacional 310 de Santa Maria.

Raciocínio geográfico

O território da capital do país possui 31 regiões administrativas. Também tem área rural maior que a urbana e um dos maiores índices de produtividade do Brasil. “O Atlas permite que o aluno desenvolva o raciocínio geográfico. Isso é importante para a compreensão da dinâmica espacial do DF”, avalia Vânia Souza. Esses diferenciais ficam mais claro para os alunos usando a cartografia escolar, com mapas, gráficos e imagens.

“Todas as referências estão fundamentalmente estabelecidas a partir de Brasília. É preciso entender que existem outras localidades no DF”, declara Cristina Leite, professora do Programa de Pós-Graduação em geografia da UnB. Ela acrescenta que não se trata de uma periferia semiurbanizada. “Essa visão parte de um estereótipo segregador, que não representa a realidade, pois 92% do território do Distrito Federal são urbanizados. Isso significa melhores condições de vida para a população de cerca de três milhões de moradores”, afirma Leite, que também atua na Faculdade de Educação da UnB.

A hegemonia identitária de Brasília sobre as demais regiões administrativas do DF incomoda as professoras de geografia. Com a elaboração do atlas escolar, elas esperam mostrar aos alunos as particularidades de cada localidade. Publicado pela Editora C&A Alfa Comunicação, o Atlas estará disponível nas papelarias e livrarias do Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?