metropoles.com

Professor da UnB acusado de assédio é suspenso por 60 dias

Ato de suspensão foi publicado na última terça-feira (18/4) e assinado pela reitora Márcia Abrahão. Apurações tiveram início em 2015

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
mauro giuntini viana
1 de 1 mauro giuntini viana - Foto: YouTube/Reprodução

Após acusações de assédio, a Universidade de Brasília (UnB) suspendeu por 60 dias o professor Mauro Giuntini, que leciona na Faculdade de Comunicação (FAC) da instituição. O ato foi publicado na última terça-feira (18/4) e tem validade a partir da data da publicação. Assinado pela reitora Márcia Abrahão, o documento reconhece que o professor infringiu a lei que regulamenta o comportamento exigido de funcionários públicos.

De acordo com o ato de suspensão, Giuntini falhou em “manter conduta compatível com a moralidade administrativa” e em “tratar com urbanidade as pessoas”. A apuração sobre o caso ocorreu em dezembro de 2015, quando alunas da faculdade fizeram um dossiê com denúncias de assédio moral e sexual contra o docente. Segundo os relatos, o professor fazia comentários e tinha atitudes consideradas abusivas.

Reprodução

As acusações tiveram início após a campanha #meuamigosecreto, que reuniu, nas redes sociais, histórias de machismo e assédio vividas por mulheres de todo o país. Diversas alunas da UnB denunciaram o professor em postagens.

Em uma das publicações, uma estudante afirmou: “#meuamigosecreto é professor de cinema e quando a aluna responde aos comentários misóginos, racistas, homofóbicos e bairristas que ele faz, no fim da aula, quando todo mundo já saiu da sala, ele faz uso da autoridade dele como professor para ameaçá-la de reprovação”.

Outras acusações também afirmam que o docente realizava atividades com intuito de ver e tocar as alunas, além de proferir comentários machistas e abusivos.

Até a última atualização desta matéria, a reportagem não havia localizado o professor para comentar o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?