Prazo para desocupação de estudantes da UnB vence nesta quarta (23/11)
Os estudantes que participam do movimento dizem que não planejam confronto, mas esperam que decisão judicial seja derrubada
atualizado
Compartilhar notícia
Os estudantes que ocupam a Universidade de Brasília (UnB) esperam resistir até o último minuto do prazo para deixar as dependências da instituição. A Justiça determinou que eles desocupem o local nesta quarta-feira (23/11), mas eles ainda esperam reverter a decisão. Algumas áreas da instituição amanheceram bloqueadas pelos alunos favoráveis à ocupação.
A esperança dos estudantes para a derrubada da decisão judicial do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto é um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal no DF (MPF-DF), na segunda (21). O documento argumenta que a ação, apresentada por um aluno da UnB, não é adequada e que a decisão excluiu do processo de discussão diversos interessados da comunidade acadêmica.
“Resistiremos até o último minuto do prazo, mas não partiremos para o embate”, afirma um aluno que participa das ocupações, mas não quis se identificar. No entanto, os jovens estão confiantes de que a liminar será cassada.“Não estamos cogitando que essa liminar tenha validade, já que foi uma ação movida por um estudante de Direito que não pode entrar com uma ação como essa. Acreditamos firmemente que o desembargador vai derrubar essa liminar”, afirma o mesmo jovem.
Segundo os estudantes, o prazo para a desocupação definido na decisão judicial acaba às 18h desta quarta (23), quando se completam 48 horas da notificação ao reitor interino da UnB, Luis Afonso Bermúdez. O professor ocupa o cargo até quinta-feira (24), quando a nova reitora eleita, Márcia Abrahão toma posse.
Greve à vista
Nesta terça (21), os estudantes fizeram uma reunião com advogados e relacionaram as próximas ações a serem tomadas no âmbito do movimento. Nesta quinta-feira (24), eles pretendem fazer uma assembleia-geral na UnB, às 12h. A pauta da reunião é a deflagração de uma possível greve estudantil. O encontro foi convocado após assembleia do Conselho de Entidades de Base, composto pelos Centros Acadêmicos da Universidade.
Semana de mobilização
A partir desta quarta (23), os estudantes que protestam conta a PEC do Teto dos Gastos também vão promover uma semana de mobilização pela derrubada do projeto. Entre as manifestações, estão um ato na Rodoviária do Plano Piloto, além de debates e oficinas.
As ações chegam ao ápice na próxima terça-feira (29), dia em que está programada a votação em primeiro turno da PEC 55 do Senado Federal. No dia, haverá uma mobilização nacional contra o projeto na Esplanada dos Ministérios. Caravanas de movimentos sociais de diversos estados brasileiros virão à capital para participar do protesto.