PAS 2017: chegou a hora de enfrentar a esperada prova
Mais de 53 mil estudantes se inscreveram para o processo seletivo, que terá cinco horas de duração na tarde deste domingo
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira, segunda e terceira etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) serão aplicadas, simultaneamente, na tarde deste domingo (3/12). Os portões foram abertos às 12h, mas, bem antes disso, já tinha gente à espera nos 68 locais de prova espalhados pelo Distrito Federal. Ao todo, 53.794 candidatos estão inscritos no processo seletivo.
A prova terá duração máxima de cinco horas. O Metrópoles conversou com estudantes na porta de uma escola na Asa Sul onde PAS será aplicado. No geral, os adolescentes se mostraram ansiosos para o teste, mas destacaram a preparação adequada que fizeram.
Mas o discurso mais comum era de que estavam confiantes. “A expectativa tem sido grande, especialmente porque vim de Dourados (MS). Estou um pouco ansioso, mas me preparei bastante e acho que vai dar tudo certo”, disse Pedro Lucas, 15 anos, que estava com um saco cheio de chocolates.
Jeniffer Lopes, 17 anos, também destacou a preparação adequada. “A gente estudou muito. O ano inteiro foi pesado. Estou um pouco nervosa, mas acho que vou conseguir. Aposto que vai ter uma redação com um tema muito difícil e estou com medo de exatas e das questões de interpretação, mas refiz as últimas provas e vai correr tudo bem”, afirmou a jovem.
Como em outros anos, o curso de medicina é o mais concorrido, com 60,35 candidatos por vaga, no Campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Direito e psicologia, com 26,37 e 25, respectivamente, vêm na sequência.
No campus de Ceilândia, enfermagem é o mais concorrido e, em Planaltina, o curso mais desejado é ciências naturais. No Gama, lidera a preferência por engenharia.