Pais dormem na porta das escolas para confirmar matrículas na rede pública de ensino
Secretaria de Educação esclarece que prazo para levar os documentos vai até 4 de fevereiro e não há necessidade de filas
atualizado
Compartilhar notícia
A pouco mais de um mês para o início das aulas na rede pública de ensino, pais de alunos passaram mais de 24 horas em longas filas para confirmar a matrícula dos filhos. Em uma escola de Sobradinho, por exemplo, as famílias foram preparadas para passar a madrugada no local. Por lá foi possível encontrar, cadeiras, bancos, cobertas a até café da manhã. Em Brazlândia, a situação não foi diferente.
Apesar do empenho dos familiares para garantir o ano letivo dos estudantes, a Secretaria de Educação esclarece que não há necessidade de dormir na porta das escolas, uma vez que o prazo para levar os documentos vai até 4 de fevereiro.“Em outubro, a vaga foi solicitada pelo telematrícula. Em dezembro, esses alunos receberam a confirmação. A vaga já está garantida. O estudante só perde se não levar a documentação no prazo”, explica Fábio Pereira, subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional.
Ainda segundo a pasta, os 40 mil novos alunos da rede pública podem escolher apenas os turnos diurno e noturno. Não é possível apontar preferência, por exemplo, entre matutino e vespertino. A organização cabe apenas à direção da unidade de ensino. “Vale lembrar que o período para solicitar a troca de escola é entre os dias 15 e 19 de fevereiro”, acrescenta Pereira.
Longa espera
Nem o frio desanimou o servidor público Fabio Cruz, 35 anos, que tenta uma vaga no turno matutino para o filho de 15 anos no Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho. “A espera vale a pena, essa escola é muito boa”, ressalta.
Cruz chegou por volta das 7h de segunda-feira (25/1) e às 7h desta terça (26) ele ainda aguardava na fila. No local, os pais reclamavam da falta de banheiros e auxílio da escola.
Vídeo mostra a distribuição das senhas:
A estudante Julia Sâmora, 17, chegou por volta das 22h e conta que até tentou pegar no sono durante a noite. “Foi difícil porque tinha muito barulho, aqui perto também teve um assalto. Roubaram os celulares de dois garotos”, disse. “Insisto em ficar aqui para confirmar a matrícula porque quero ser jornalista. Acredito que essa escola vai me proporcionar conhecimento para conquistar meu objetivo”, completa.
A escola é uma das mais disputadas da cidade, pois teve um alto índice de aprovação de alunos no PAS.
As aulas começam no dia 29 de fevereiro, por causa da greve dos professores entre outubro e novembro do ano passado. Os docentes cruzaram os braços por 29 dias. A rede tem cerca de 470 mil estudantes.
Veja o telefone de cada uma das 657 escolas para consultar o horário de funcionamento de cada secretaria.
Documentação para efetivar a matrícula
Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA): original e cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3×4, comprovante de residência e informações sobre tipo sanguíneo e fator RH. No caso de estudantes menores de idade, o responsável deverá apresentar RG e CPF.
Também é obrigatória a apresentação de:
Educação infantil: cópia do cartão de vacina atualizado.
Ensino fundamental: declaração provisória de matrícula, histórico escolar ou ficha individual do estudante (séries/anos finais).
Ensino médio: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar.
EJA: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar. Caso a documentação esteja incompleta ou inexistente, deverão ser seguidos os procedimentos administrativos apontados no Manual da Secretaria Escolar 2010.