Pais acampam em porta de escola pública do DF para efetivar matrícula
Prazo para confirmar inscrição dos alunos começa nesta segunda (9/1). Em colégio de Sobradinho, mais de 400 pessoas fazem fila desde sexta
atualizado
Compartilhar notícia
Garantir a matrícula dos filhos na escola e no horário desejados exige muito mais do que uma ligação no Distrito Federal. A maratona dos pais de alunos da rede pública de ensino inclui dormir por três dias na porta do colégio, como é o caso de moradores de Sobradinho.
Desde a noite de sexta-feira (6/1), centenas deles acampam na vizinhança do Centro de Ensino Médio 1 porque nesta segunda (9) começa o prazo para efetivação das matrículas. Munidos de barracas, cadeiras e cobertores, pais disputam um lugar na fila com o mesmo objetivo: conseguir uma vaga para o 1º ano do ensino médio no turno matutino da escola.
A consultora de imóveis Cleonice Alves da Silva, 37 anos, tem uma filha de 15 anos que foi remanejada para o CEM 1, e tenta colocá-la para estudar durante a manhã. “A minha menina faz várias atividades à tarde”, justifica.
Vídeo mostra acampamento dos pais na porta da escola:
Na noite de sábado (7), cerca de 400 pessoas estavam reunidas no local. Para evitar tumulto, as famílias organizaram uma lista e um cordão de isolamento na área.
Em nota, a Secretaria de Educação informou que a indicação do turno em que o aluno estudará é uma organização interna da escola, de acordo com seu Projeto Político Pedagógico. A pasta ressaltou que a não efetivação da matrícula no prazo estabelecido implica na perda automática da vaga ofertada.
O órgão esclareceu que os pais e responsáveis que perderam o período de inscrição deverão aguardar as vagas remanescentes, que serão divulgadas no dia 24 de janeiro nas secretarias das unidades escolares.
Não perca o prazo
A efetivação das matrícula vai de 9 a 18 de janeiro e deve ser feita na secretaria da unidade onde o estudante foi contemplado com vaga. A documentação exigida é diferente para cada nível de ensino.
Na educação infantil, é preciso apresentar tipagem sanguínea; original e cópia da certidão de nascimento; duas fotos 3×4; comprovante de residência; e cópia do cartão de vacina. Além disso, deve-se levar o RG e o CPF dos pais.
No caso dos ensinos fundamental e médio e da educação de jovens e adultos (EJA), são necessários também o título de eleitor para os maiores de idade e a declaração provisória de matrícula ou declaração de histórico escolar. O horário para fazer a efetivação é determinado pro cada colégio.
Quem não conseguiu fazer a inscrição ou não efetivar a matrícula precisa procurar as instituições de ensino em 24 de janeiro, quando serão divulgadas as vagas remanescentes. A única data para fazer as novas matrículas será 25 de janeiro.
Acesse o resultado do telematrícula no site da Secretaria de Educação.