Novo Fies é aprovado no Senado e ofertará 100 mil vagas a juro zero
Prazo de carência e atenção à qualidade dos cursos que oferecem financiamento serão atualizados. Mudanças valerão para 2018
atualizado
Compartilhar notícia
As novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram aprovadas nesta quarta-feira (8/11) pelo plenário do Senado, que manteve as alterações da Medida Provisória (MP) 785/2017. Entre as novidades, estão a oferta de vagas a juro zero, a flexibilização no prazo de carência e mais atenção à qualidade dos cursos que oferecem o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é de 6,5% ao ano.
O Novo Fies vai gerar 310 mil vagas e será composto por três faixas. Na primeira, serão oferecidas 100 mil vagas a juro real zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Os recursos deste financiamento serão provenientes da União.O texto segue agora para sanção presidencial e, em seguida, se converte em lei. As novas regras passam a valer a partir do próximo ano para contratos fechados já no primeiro semestre de 2018.
Já as modalidades dois e três estão destinadas a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. Terão como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais, no caso da modalidade dois, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade três.
Sustentabilidade
As mudanças propostas para o Fies visam garantir a sustentabilidade e a continuidade do programa. No antigo desenho, o Fies registrou uma inadimplência de 46,4% e um fundo garantidor insuficiente para manutenção do ritmo de cessão de bolsas. Em 2016, o ônus fiscal do Fies chegou a R$ 32 bilhões, valor 15 vezes superior ao custo apresentado em 2011. (Com informações do Ministério da Educação)