metropoles.com

No Facebook, Rollemberg diz esperar dias melhores para a educação

A duas semanas do retorno às aulas, o governador comentou as melhorias promovidas em cerca de 200 instituições de ensino para receber os 470 mil estudantes da rede

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Agência Brasília
Rodrigo Rollemberg governador
1 de 1 Rodrigo Rollemberg governador - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Enquanto pais de alunos dormem na porta das escolas em busca das vagas remanescentes, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), espera dias melhores para a educação. O chefe do Executivo publicou, nesta segunda-feira (15/2), uma nota no Facebook comemorando pequenas reformas, reparos, manutenção nos colégios do DF. De acordo com a Secretaria de Educação, 152 instituições públicas de ensino passam por mudanças na parte elétrica, terão as paredes pintadas e uma aparência diferente para receber os cerca de 470 mil estudantes matriculados.

Rollemberg educacaoOs reparos custarão, ao todo, R$ 5 milhões. A expectativa é de que tudo fique pronto até 29 de fevereiro para a volta às aulas. Em 2015, 340 escolas também passaram por pequenas manutenções. “Isso, sem dúvida, vai melhorar a qualidade do atendimento às nossas crianças e aos nossos jovens. Na medida que a nossa situação financeira for melhorando é nossa prioridade fazer investimentos maiores, melhorando a infraestrutura, fazendo quadras, laboratórios, salas de cinema, enfim, melhorando a infraestrutura das escolas”, disse o governador na rede social.

Rollemberg ressaltou ainda que, na semana passada, foram nomeados 159 professores efetivos para ministrar aulas de artes visuais, educação física, enfermagem, filosofia, física, geografia, história, espanhol, inglês, francês, língua portuguesa, nutrição, química e biologia.”Estamos fazendo todo o esforço possível para que não faltem professores nas escolas e para que os alunos tenham um melhor ambiente para estudar”, comentou.

Parquinhos quebrados
De acordo com a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro), Rosilene Corrêa, fazer a manutenção das escolas em período de férias é importante, mas não é suficiente. “Queremos uma previsão de quando serão repassados os recursos do PDAF (Programa de Descentralização Financeira). Além disso, as escolas precisam da manutenção adequada. É necessário verificar a rede elétrica e os parquinhos, por exemplo. Muita criança tem se machucado em brinquedo quebrado”, ressaltou.

Segundo Rosilene, as nomeações dos docentes também precisam aumentar. “Somente em 2015, tivemos 600 aposentadorias. Só por aí é possível perceber que o número de professores contratos foi insuficiente”, disse Rosilene.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?