metropoles.com

MPDFT recomenda publicação online de fila de espera para creches

Ministério Público do DF recomendou que a Secretaria de Educação providencie, em até 30 dias, a publicação na internet das listas de espera para a matrícula em creches na rede pública, com a classificação e a pontuação de cada criança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Creche pública Lago Norte
1 de 1 Creche pública Lago Norte - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a Secretaria de Educação (SEDF) providencie, em até 30 dias, a publicação online das listas de espera para a matrícula em creches na rede pública, com a classificação e a pontuação de cada criança. A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) recebeu inúmeras queixas sobre a ausência de transparência quanto à fila e aos critérios utilizados para a classificação. O documento foi expedido na última sexta-feira (8/7).

Atualmente, para saber a classificação da criança, é necessário ligar para o órgão responsável da Coordenação Regional de Ensino (CRE). Para verificar a lista completa, é necessário comparecer à CRE. “Tal procedimento dificulta o acesso dos interessados à fila de espera, bem como a fiscalização popular dos atos praticados pela SEDF. Com os dados disponíveis na internet, o acompanhamento será feito com transparência por todos os envolvidos”, esclarece o documento.

No início deste ano, foram oferecidas 1.344 novas vagas em creches. No entanto, de acordo com dados informados pela Secretaria de Educação, faltam 21 mil vagas para crianças de até 3 anos e, ainda, 2,7 mil entre 4 e 5 anos.

Requisitos
De acordo com a recomendação, as listas devem ser publicadas com a classificação e a pontuação de cada criança, por Regional de Ensino. Deverá ser possível a consulta do valor atribuído para cada critério. Desde 2013, existe o Manual de Procedimentos para Atendimento à Educação Infantil – Creche e Pré-escola (0 a 5 anos em tempo integral) em Unidades Escolares da Rede Pública e Instituições Conveniadas, da SEDF, do qual constam os critérios objetivos a serem observados. No entanto, a Proeduc tem recebido diversas reclamações sobre possíveis preterimentos e irregularidades na fila de espera.

Transparência
A Lei Distrital nº 4.751/2012, que trata da gestão democrática no Sistema de Ensino do DF, em seu artigo 2º, dispõe sobre a observância da transparência na gestão da rede pública de ensino, em todos os seus níveis, nos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros. Para o Ministério Público, somente dessa forma, a sociedade e, em especial, a comunidade escolar – professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola – poderão acompanhar e participar da gestão das unidades de ensino. (Com informações do MPDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?