metropoles.com

MPC cobra Educação sobre baixa utilização de recursos do FNDE

Ministério Público de Contas apresentou representação ao Tribunal de Contas do DF nesta sexta-feira (22/11/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Brasília (DF), 25/07/2019  – Evento: Escola Sucateadas  –  Local Escola 50 Ceilândia  Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 25/07/2019 – Evento: Escola Sucateadas – Local Escola 50 Ceilândia Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF) apresentou, nesta sexta-feira (22/11/2019), uma representação que cobra explicações da Secretaria de Educação (SEE-DF) sobre a baixa execução orçamentária dos recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2016 e 2019. A cobrança foi oficializada ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

De acordo com o MPC, os recursos não foram utilizados e, portanto, acabaram devolvidos. Com isso, segundo o órgão, demandas urgentes deixarão de ser atendidas, como investimentos em infraestrutura, reformas e construções de novas unidades de ensino, quadras esportivas e outras.

Levantamento realizado pelo órgão de controle externo identificou que a pasta executou pouco mais do que 10% dos recursos do Programa de Ações Articuladas (PAR) em 2019. Além disso, a análise demonstrou ser “insuficiente a destinação dos recursos para investimentos na área”. De 2017 a 2019, o percentual executado girou em torno de 35%.

O Ministério Público de Contas também constatou o cancelamento de obras estruturais importantes para melhoria das atividades desempenhadas nas unidades de ensino da rede pública. A observação foi feita em outubro deste ano e, na época, a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) encaminhou uma recomendação aos secretários de Educação e de Economia do DF para utilização dos recursos.

O MPC-DF ainda requereu do TCDF uma notificação da SEE para que, no prazo de 30 dias, apresente esclarecimentos, e o encaminhamento do processo ao corpo técnico para promover a instrução dos autos.

Outro lado

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Educação informou que o FNDE cancelou parte dos recursos previstos nos termos de compromisso assinados com a pasta em dezembro de 2018, por meio da Resolução nº 4 (23/12/17) do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC). “No momento, a secretaria está em tratativas para a continuidade de execução do restante dos recursos, adotando todas as medidas relativas à prestação de contas e novo planejamento de obras”, destacou, em nota encaminhada à reportagem.

Ainda segundo a pasta, todas as obras do Programa de Ações Articuladas que possuíam termos de compromisso e haviam sido aprovadas por metodologia convencional foram executadas. Contudo, o FNDE teria imposto adesão à nova metodologia, “inviabilizando os termos pactuados”.

“Ainda assim, entre 2013 e 2019, a secretaria entregou 60 das 111 creches e 31 das 60 coberturas de quadras esportivas com tipologia convencional previstas nos termos assinados. O FNDE repassou um total de R$ 83.527.861,55 para construção das 60 creches e R$ 3.635.404,72 para a cobertura das 31 quadras. Todas essas obras tiveram contrapartida da secretaria, tendo em vista a necessidade de complementar o valor repassado pelo FNDE”, detalhou. “Tudo o que foi pactuado com metodologia tradicional foi entregue pela Secretaria de Educação ou está em execução. O restante está em tratativas”, conclui a pasta. (Com informações do MPC-DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?