metropoles.com

Morre idosa que realizou sonho de concluir estudos aos 91 anos

Segundo familiares, ela teria sofrido duas paradas cardíacas e não resistiu a um quadro de pneumonia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Idosa
1 de 1 Idosa - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Da alegria e do orgulho à dor da perda. Quase um mês após ver a matriarca concluir os estudos aos 91 anos, esse é o sentimento da família de Maria Pereira da Silva. Segundo familiares, na madrugada desta terça-feira (24/4), a idosa teria sofrido duas paradas cardíacas provocadas por um princípio de pneumonia, mas não resistiu e morreu.

O neto Adriano Stefanni diz que antes de ser internada, a avó chegou a ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas por duas vezes, mas o diagnóstico de pneumonia logo fora descartado.

Segundo ele, na segunda-feira (23), ela teria piorado e aparentava estar “mais debilitada do que antes”. No mesmo dia, foi internada e transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI). Ela deixa 11 filhos, 28 netos, 48 bisnetos e três tataranetos.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a “paciente esteve, na sexta-feira (20/4), na Unidade Básica de Saúde 2 do Recanto das Emas e, após atendimento médico, foi encaminhada para o Hospital Regional de Samambaia, onde fez exames e foi medicada”.

Ainda de acordo com o órgão, Maria “deu entrada na UPA do Recanto das Emas apresentando quadro de asma e pneumonia. O estado de saúde dela se agravou durante a internação, e veio a óbito na madrugada desta terça-feira (24)”.

Perseverança
Assim que publicada pelo Metrópoles, a história da perseverança de Maria rapidamente se popularizou e ganhou as redes sociais. Adriano conta que a avó “aparentava estar bem, feliz e tranquila” e estava “curtindo a fama repentina”. “A gente brincava com ela, chamava de ‘famosinha’ e ela adorava. Não aparentava nada. Fomos pegos de surpresa”.

Emocionado, o neto encontra dificuldades para descrever a importância da avó na vida dos familiares. “Ela era tudo para gente, e tudo para mim. É muito difícil lidar com a perda”.

Para ele, o legado e a mensagem deixada por Maria são “muito maiores do que qualquer dor da perda”. Para Adriano, a luta da avó “é um exemplo de perseverança. Ela mostrou a todos que nunca é tarde para realizar seus sonhos”.

2 imagens
Maria teve que abandonar os estudos ainda jovem
1 de 2

Há dois anos, um dos netos sugeriu que ela voltasse a estudar, e Maria se empolgou

Material cedido ao Metrópoles
2 de 2

Maria teve que abandonar os estudos ainda jovem

Material cedido ao Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?