Medo das questões de matemática do Enem? Professor apresenta algumas dicas
Razões e proporções, porcentagem e interpretação de gráficos são assuntos recorrentes e devem estar na prova deste domingo (25/10)
atualizado
Compartilhar notícia
A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o sábado (24/10) e o domingo (25) já começou. Falta pouco para os dias de prova e, nesta reta final, algumas disciplinas ainda causam arrepios nos alunos. Uma das mais temidas é a matemática e, para ajudar os concorrentes, o professor George Wesley, do colégio e curso preparatório Pódion, conversou com o Metrópoles e apontou algumas dicas para o dia da avaliação.
George Wesley esclarece que, dificilmente, o candidato conseguirá aprender um conteúdo novo em menos de uma semana para o exame. No entanto, ele salienta a necessidade de se fazer provas anteriores e verificar se algum assunto recorrente ficou de fora da maratona de estudos. Caso isso tenha ocorrido, vale a pena dar uma reforçada no tema específico.Segundo o professor, a matemática do cotidiano é o carro-chefe do certame. Questões envolvendo razões e proporções, grandezas diretamente proporcionais, porcentagem e interpretação de gráficos têm sido mais cobradas. “Ferramentas da matemática elementar que serão utilizadas pelo resto da vida, independentemente da área escolhida pelo aluno, compõem quase metade da prova de ciências da natureza e as suas tecnologias”, finaliza.