metropoles.com

Márcia Abrahão é nomeada reitora da UnB em meio à polêmica ocupação

Nomeada nesta terça-feira (22/11) pelo presidente Michel Temer, ela terá que negociar a saída de estudantes que ocupam a universidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
marcia abrahao
1 de 1 marcia abrahao - Foto: null

Após passar três dias com uma administração interina, a Universidade de Brasília (UnB) tem um novo reitor. No caso, uma reitora. Márcia Abrahão teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (22/11) e terá logo em seus primeiros dias de mandato a difícil missão de negociar a saída de estudantes que ocupam parte da instituição.

A professora e ex-diretora do Instituto de Geociências da universidade será a primeira mulher no comando da UnB. A posse provavelmente será na quinta-feira (24). A data coincide com o prazo determinado pela Justiça para a desocupação da UnB.

DIário Oficial da União/ Reprodução

Nesta segunda-feira (21), o juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal, decretou a “imediata desocupação de todas as instalações da Universidade de Brasília, em qualquer de seus campi, ficando vedada qualquer atividade que impeça ou dificulte o exercício regular das atividades daquela Instituição.” Na decisão, alega que a ocupação tem causado prejuízos de diversas ordens, impedindo os alunos de assistirem aulas e a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão aflorou ainda mais os ânimos na UnB. Nos últimos dias, a situação dentro da universidade tornou-se tensa. Estudantes a favor e contrário à ocupação discutem com frequência dentro da instituição e nas redes sociais. Até mesmo casos de agressão foram registrados.

Em conversa com o Metrópoles, a reitora nomeada afirmou que quer trazer a universidade à normalidade, mas não cravou as medidas a serem tomadas. “Estamos cuidando neste momento da transição. Após a posse, na quinta (24), avaliaremos a situação e então tentaremos o quanto antes retornar às atividades normais, apostando no diálogo. Mas até lá, quem toma as decisões é o reitor interino”, afirmou Márcia Abrahão.

O reitor interino, Luis Afonso Bermúdes, expediu ofício informando aos estudantes sobre a notificação e solicitou a saída voluntária dos alunos no prazo de 36 horas, para viabilizar o comunicado do cumprimento da decisão à Justiça.

Segundo o movimento Ocupa UnB, os estudantes devem se reunir em assembleia nesta quarta-feira (23) para decidir se acatarão ou não o pedido de saída da universidade.

O Ministério Público Federal informou que vai recorrer da decisão judicial que determina a desocupação. Segundo o órgão,o instrumento usado pelo aluno (ação ordinária individual), que deu origem à determinação da saída dos estudantes, não é adequado para o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?