metropoles.com

Márcia Abrahão é eleita a primeira reitora da UnB

A professora compôs a chapa com Enrique Huelva e derrotou o atual reitor, Ivan Camargo, e Denise Bomtempo. Martelo sobre o comando da universidade será batido pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). Por tradição, o escolhido é o que teve mais votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Larissa Rodrigues/Metrópoles
Marcia Abrahao
1 de 1 Marcia Abrahao - Foto: Larissa Rodrigues/Metrópoles

Saiu na tarde desta quinta-feira (1º/9) o resultado da eleição do novo reitor da Universidade de Brasília (UnB). A chapa comandada por Márcia Abrahão e Enrique Huelva teve a maioria dos votos. Ela derrotou os professores Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez, da Chapa 93 – UnB (Diálogo e Ação), e o atual reitor Ivan Camargo e Sônia Báo, da Chapa 95.

Beto Camargo/Secom UnB
Candidatos durante a votação na UnB

“Eu me sinto muito feliz e (o resultado) é a demonstração de que a universidade quer uma mudança. Queremos uma excelência inclusiva”, pontuou Márcia. O novo reitor ficará à frente da UnB no período de 2016/2020. A consulta à comunidade universitária foi feita nos dias 30 e 31 de agosto. O modelo de votação foi o mesmo das últimas eleições, em 2008 e 2012. A paridade de um terço para votos de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes foi mantida. Agora, o resultado será submetido à apreciação do Conselho Universitário (Consuni) e, posteriormente, uma lista tríplice será levada ao presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), que vai bater o martelo. Normalmente, o nome escolhido é o que recebe mais votos.

Ao todo, foram computados 15.320 votos. A chapa de Márcia Abrahão teve 53,37%; a de Ivan Camargo, 35,19%; e a de Denise Bomtempo, 11,47%. Márcia exerce desde fevereiro de 2014 o cargo de diretora do Instituto de Geociências. Ela é geóloga, professora e pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Entre 2008 e 2011, foi decana de Ensino de Graduação da UnB e coordenou o Programa de Reestruturação Universitária (Reuni), o que garantiu a liberação de recursos para a expansão da universidade com novos campi. Já o vice eleito, Enrique Huelva, é linguista, professor e pesquisador do Instituto de Letras desde fevereiro de 2014.

A UnB é considerada uma das universidades mais importantes do país e do mundo. Segundo o ranking Quacquarelli Symonds – empresa britânica que classifica as principais instituições do mundo – a instituição é a quarta melhor do Brasil e a nona da América Latina.

Manifestação
Durante a apuração dos votos, cerca de 100 estudantes do curso de enfermagem da Unb protestaram na porta do Centro Comunitário Athos Bulcão. Entoando o bordão “enfermagem não é mercadoria”, eles cobraram um posicionamento do próximo reitor sobre a possível mudança de gestão dos hospitais da região leste (incluindo São Sebastião e Planaltina) para as Organizações Sociais (OS). Eles atuam como estagiários e residentes nessas unidades. Além disso, pedem melhores condições para o funcionamento do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Assim como os alunos de medicina, os de enfermagem ameaçam entrar em greve. Assim que foi decretado o resultado das urnas, Márcia Abrahão foi falar com os estudantes de enfermagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?