metropoles.com

Ivan Camargo tenta a reeleição e disputa reitoria da UnB com mais 2

As professoras Denise Bomtempo e Márcia Abrahão também participam da consulta à comunidade acadêmica. Lista com resultado da votação será encaminhada à Presidência da República, que teve escolher o próximo reitor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
reitoria, unb
1 de 1 reitoria, unb - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A disputa pela reitoria da Universidade de Brasília (UnB) terá três candidatos este ano. Um deles é o atual reitor, Ivan Camargo, que tenta um novo mandato. A inscrição das chapas foi homologada pela Comissão Organizadora da Consulta (COC). O processo que vai escolher os novos administradores da gestão 2016/2020 começa nesta sexta-feira (29/7) e a consulta à comunidade acadêmica está marcada para os dias 30 e 31 de agosto. As professoras Denise Bomtempo, do Instituto de Ciências Humanas, e Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências, também concorrem ao cargo.

O modelo de votação será o mesmo empregado nas últimas eleições, em 2008 e 2012. A paridade de um terço para votos de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes está mantida. A eleição serve para indicar quem é o candidato preferido da comunidade universitária, mas a decisão sobre quem vai ocupar o cargo cabe ao presidente da República. Por tradição, o nome mais votado na lista tríplice acaba sendo o escolhido.

É a segunda participação de Bomtempo na consulta, desta vez com campanha focada na mudança do modelo de gestão de infraestrutura da UnB e valorização da diversidade. A professora explica que “diálogo e ação é conversar bastante, ouvir a comunidade universitária e também atendê-la por meio de ações concretas, sérias, responsáveis, o que anseia a comunidade universitária hoje. Nossa chapa reitera o ensino superior como direito à educação pública, de qualidade e com excelência acadêmica”. Ela divide a chapa com José Manoel Morales Sánchez, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, candidato a vice-reitor.

Márcia Abrahão e Enrique Huelva (candidato a vice-reitor), do Instituto de Letras, se dedicarão a questões como modernização da instituição e interlocução com a comunidade. “É uma proposta de universidade moderna, tecnologicamente avançada. Vamos trabalhar de forma colaborativa, participativa, com muita eficiência e respeito aos órgãos colegiados da UnB”, explica Abrahão.

Já a dupla Ivan Camargo e Sônia Bão (atual vice-reitora) tem como uma das principais preocupações a melhoria nas condições de trabalho e de estudo para a comunidade acadêmica, além da otimização da infraestrutura para o crescimento da universidade nos próximos anos.

“Temos todas as condições para isso: a casa está arrumada, o orçamento está equilibrado, as condições de conformidade legal foram atingidas e estamos vendo um grupo muito forte e unido de professores, técnicos-administrativos e estudantes que acreditam nessa proposta”, destaca Camargo. (Com informações da Agência UnB)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?