Ivan Camargo tenta a reeleição e disputa reitoria da UnB com mais 2
As professoras Denise Bomtempo e Márcia Abrahão também participam da consulta à comunidade acadêmica. Lista com resultado da votação será encaminhada à Presidência da República, que teve escolher o próximo reitor
atualizado
Compartilhar notícia
A disputa pela reitoria da Universidade de Brasília (UnB) terá três candidatos este ano. Um deles é o atual reitor, Ivan Camargo, que tenta um novo mandato. A inscrição das chapas foi homologada pela Comissão Organizadora da Consulta (COC). O processo que vai escolher os novos administradores da gestão 2016/2020 começa nesta sexta-feira (29/7) e a consulta à comunidade acadêmica está marcada para os dias 30 e 31 de agosto. As professoras Denise Bomtempo, do Instituto de Ciências Humanas, e Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências, também concorrem ao cargo.
O modelo de votação será o mesmo empregado nas últimas eleições, em 2008 e 2012. A paridade de um terço para votos de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes está mantida. A eleição serve para indicar quem é o candidato preferido da comunidade universitária, mas a decisão sobre quem vai ocupar o cargo cabe ao presidente da República. Por tradição, o nome mais votado na lista tríplice acaba sendo o escolhido.É a segunda participação de Bomtempo na consulta, desta vez com campanha focada na mudança do modelo de gestão de infraestrutura da UnB e valorização da diversidade. A professora explica que “diálogo e ação é conversar bastante, ouvir a comunidade universitária e também atendê-la por meio de ações concretas, sérias, responsáveis, o que anseia a comunidade universitária hoje. Nossa chapa reitera o ensino superior como direito à educação pública, de qualidade e com excelência acadêmica”. Ela divide a chapa com José Manoel Morales Sánchez, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, candidato a vice-reitor.
Márcia Abrahão e Enrique Huelva (candidato a vice-reitor), do Instituto de Letras, se dedicarão a questões como modernização da instituição e interlocução com a comunidade. “É uma proposta de universidade moderna, tecnologicamente avançada. Vamos trabalhar de forma colaborativa, participativa, com muita eficiência e respeito aos órgãos colegiados da UnB”, explica Abrahão.
Já a dupla Ivan Camargo e Sônia Bão (atual vice-reitora) tem como uma das principais preocupações a melhoria nas condições de trabalho e de estudo para a comunidade acadêmica, além da otimização da infraestrutura para o crescimento da universidade nos próximos anos.
“Temos todas as condições para isso: a casa está arrumada, o orçamento está equilibrado, as condições de conformidade legal foram atingidas e estamos vendo um grupo muito forte e unido de professores, técnicos-administrativos e estudantes que acreditam nessa proposta”, destaca Camargo. (Com informações da Agência UnB)