Inscrições para voluntários em escolas públicas do DF são adiadas
Site do programa Educador Social não funciona e secretário de Educação pede pelo menos uma semana para corrigir problema
atualizado
Compartilhar notícia
Com problemas no site do programa Educador Social Voluntário (ESV), a Secretaria de Educação pretende estender o prazo para a inscrição de candidatos. E, assim, resolver as questões técnicas. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (30/01/2020), pelo secretário de Educação, João Pedro Ferraz.
As inscrições para os interessados em trabalhar nas escolas públicas do Distrito Federal voluntariamente começou na última terça-feira (28/01/2020) e iria até quarta-feira (29/01/2020), sem prorrogação. Entretanto, devido ao problema, alguns candidatos não puderam realizar o cadastro.
“Estou há dois dias tentando me inscrever, mas a página sequer abre. As inscrições terminaram ontem e a análise de currículo será até domingo. Como vamos poder nos candidatar se não tem nem como entrar no site?”, questionou um voluntário, que pediu anonimato.
Ao procurar a Secretaria de Educação, os candidatos afirmaram que não obtiveram informações sobre como proceder. Por meio do telefone 156 a orientação era para procurarem a Ouvidoria do GDF e no prazo de 20 dias, como prevê a lei, teriam a resposta. “Como vamos esperar 20 dias se deram dois dias de prazo para as inscrições?”, completou.
Segundo João Pedro Ferraz, ainda não se sabe o que ocorreu com o sistema e o conserto pode demorar todo o fim de semana. Entretanto, ela não vê prejuízo para os voluntários ou às escolas.
“Eu questiono qual o prejuízo que isso pode acarretar para os voluntários. Eu, secretário, ainda não tenho a resposta. Por isso, não tenho como responder sobre o que aconteceu. Acredito que possamos atrasar as inscrições em até uma semana, mas vamos reabrir o prazo. Não teremos prejuízo para ninguém, até porque eu tenho cadastros de outros períodos”, explicou Ferraz.
Programa
A previsão é de que o programa abra 4.542 vagas para voluntários mais cadastro reserva. Os interessados teriam que se inscrever até está quinta.
A avaliação dos currículos e entrevista ocorreriam nesta sexta-feira e sábado, com resultado final no dia 6 de fevereiro, e início das atividades no dia 17 do mesmo mês. Eles serão alocados em regionais e escolas onde tenham escolhidos atuar.
Por dia trabalhado, cada voluntário receberá R$ 30 para gastos com alimentação e transporte. Não há vínculo trabalhista com o GDF.