metropoles.com

Inscrições para voluntários em escolas públicas do DF são adiadas

Site do programa Educador Social não funciona e secretário de Educação pede pelo menos uma semana para corrigir problema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Secretaria de Educação do DF
1 de 1 Secretaria de Educação do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com problemas no site do programa Educador Social Voluntário (ESV), a Secretaria de Educação pretende estender o prazo para a inscrição de candidatos. E, assim, resolver as questões técnicas. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (30/01/2020), pelo secretário de Educação, João Pedro Ferraz.

As inscrições para os interessados em trabalhar nas escolas públicas do Distrito Federal voluntariamente começou na última terça-feira (28/01/2020) e iria até quarta-feira (29/01/2020), sem prorrogação. Entretanto, devido ao problema, alguns candidatos não puderam realizar o cadastro.

“Estou há dois dias tentando me inscrever, mas a página sequer abre. As inscrições terminaram ontem e a análise de currículo será até domingo. Como vamos poder nos candidatar se não tem nem como entrar no site?”, questionou um voluntário, que pediu anonimato.

Ao procurar a Secretaria de Educação, os candidatos afirmaram que não obtiveram informações sobre como proceder. Por meio do telefone 156 a orientação era para procurarem a Ouvidoria do GDF e no prazo de 20 dias, como prevê a lei, teriam a resposta. “Como vamos esperar 20 dias se deram dois dias de prazo para as inscrições?”, completou.

Segundo João Pedro Ferraz, ainda não se sabe o que ocorreu com o sistema e o conserto pode demorar todo o fim de semana. Entretanto, ela não vê prejuízo para os voluntários ou às escolas.

“Eu questiono qual o prejuízo que isso pode acarretar para os voluntários. Eu, secretário, ainda não tenho a resposta. Por isso, não tenho como responder sobre o que aconteceu. Acredito que possamos atrasar as inscrições em até uma semana, mas vamos reabrir o prazo. Não teremos prejuízo para ninguém, até porque eu tenho cadastros de outros períodos”, explicou Ferraz.

Programa

A previsão é de que o programa abra 4.542 vagas para voluntários mais cadastro reserva. Os interessados teriam que se inscrever até está quinta.

A avaliação dos currículos e entrevista ocorreriam nesta sexta-feira e sábado, com resultado final no dia 6 de fevereiro, e início das atividades no dia 17 do mesmo mês. Eles serão alocados em regionais e escolas onde tenham escolhidos atuar.

Por dia trabalhado, cada voluntário receberá R$ 30 para gastos com alimentação e transporte. Não há vínculo trabalhista com o GDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?