metropoles.com

Iniciativas científicas e tecnológicas de alunos de escolas públicas são premiadas

Jovens que desenvolveram aplicativo para auxiliar idosos foram dois dos vencedores da primeira edição do evento, nesta quinta-feira (3/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Com um aplicativo para celular que lembra o idoso da hora correta para tomar a medicação e avisa os familiares e cuidadores de que o remédio foi consumido, Mateus Caixeta e Victor Kaio Rodrigues, ambos de 16 anos, levaram o primeiro lugar do Prêmio Brasília de Ciência, Tecnologia e Inovação — Estudante Destaque, na categoria Educação Profissional e Tecnológica. Alunos do segundo ano no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, eles desenvolveram a ferramenta com o apoio de professores.

É gratificante o reconhecimento ao nosso projeto e saber que pessoas retribuem o nosso estudo

Mateus Caixeta

Mateus é um dos alunos que receberam a premiação das mãos do governador Rodrigo Rollemberg, em cerimônia nesta quinta-feira (3/12) no Palácio do Buriti. Os prêmios de R$ 800 a R$ 10 mil foram para os primeiros, segundos e terceiros colocados das categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica e para os primeiros e segundos lugares da categoria Educação de Jovens e Adultos.

Também foram agraciados com dinheiro os professores e as escolas envolvidos nos projetos selecionados. Neste ano, o governo fez uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal para possibilitar a entrega de incentivos financeiros.

A premiação é inédita. Os vencedores foram selecionados durante o Circuito de Ciências das Escolas Públicas, promovido anualmente pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, com etapas regional e distrital, após diversas apresentações dos trabalhos, inclusive na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Um trabalho como esse acaba desenvolvendo na nossa juventude curiosidade e interesse pelas profissões de caráter científico”, ressaltou Rollemberg.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?