IDP abre programa de bolsas de mestrado para negros, cis e trans
Seleção visa promover ações afirmativas e é destinada a candidatos com bacharel em direito. Inscrições vão até 22 de julho
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) está com inscrições abertas para processo seletivo que visa oferecer bolsas de estudos de mestrado stricto sensu para candidatos (homens ou mulheres) negros (pretos e pardos), trans e cis.
Ao menos duas das vagas totais serão ocupadas por mulheres, cis ou trans, e ao menos duas das vagas totais serão destinadas a candidatas/os negras/os.
Para as ações afirmativas de raça, participantes deverão preencher uma autodeclaração de identidade racial. A autodeclaração estará sujeita a heteroidentificação durante a banca de entrevista. Autodeclarações falsas poderão implicar em desclassificação. Os candidatos poderão concorrer simultaneamente às vagas de mais de um Sistema de Ação Afirmativa.
O Programa Diogo Santana de Bolsas em Ações Afirmativas do IDP leva o nome do professor da instituição conhecido por defender grupos que sofrem discriminação étnica, racial, de gênero e religiosa. Santana faleceu em janeiro deste ano após encostar em uma cerca e sofrer uma descarga elétrica em Florianópolis (SC).
Confira o edital!
Cronograma do programa
22 de julho – Encerramento das inscrições
23 de Julho – Convocação para as entrevistas
24 a 28 de julho – Entrevistas
29 de julho – Divulgação dos resultados finais
5 de Agosto – Encerramento dos prazos de confirmação de matrícula e encontro administrativo
6 e 7 de agosto – Começo das aulas (disc. de Escrita acadêmica)